03/12/2010

Dons de Ministério 2ª Parte

DONS DE MINISTÉRIO, DOM DE APÓSTOLO

    Apóstolo significa enviado. Um apóstolo é uma pessoa que é:

    Chamada por Deus, "um vaso escolhido" Actos 9:15

    Separada para um propósito especifico, "levar o meu nome diante dos gentios" Actos 9:15

    Enviada no tempo certo de Deus, "enviados pelo Espírito Santo" Actos13:4

    O Apóstolo é enviado por Deus para estabelecer o fundamento (que é Cristo) para que todo o edifício seja construído sobre as verdades do Evangelho.

    1 Coríntios 3:10-11. Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquitecto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele. Porque ninguém pode pôr outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.

    Seu ministério é especifico entre um determinado povo o região, que pode ser na sua própria nação ou fora dela.

    Existem duas linhas de pensamento:

    1.Que os doze Apóstolos de Jesus foram os únicos

    Lucas 6:12-13. E aconteceu que naqueles dias subiu ao monte a orar, e passou a noite em oração a Deus. E, quando já era dia, chamou a si os seus discípulos, e escolheu doze deles, a quem também deu o nome de apostolos.

    2.Os Apóstolos continuaram a surgir após a ascensão de Jesus aos céus.

    Actos 13:1-4. E na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e mestres, a saber: Barnabé e Simeão, chamado Níger e Lúcio cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes o Tretarca, e Saulo. E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me (Separado) a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho (Chamado). Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram. E assim estes, (Enviados) pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre.

    Na lista dos dons de ministério em Efésios 4:11, é mencionado Apóstolo. Nas epístolas de Paulo se apresenta como Apóstolo. Romanos 1:1; Gálatas 1:1; Efésios 1:1 Tanto o Apóstolo Paulo como o Apóstolo João mencionam que há falsos apóstolos, 2 Coríntios 11:13-14 e Apocalipse 2:2.

    Gostaria de aproveitar para comentar acerca do Apóstolo no dia de hoje. Creio que existem muitos homens e mulheres no Corpo de Cristo, talvez só chamados de missionários, obreiros o pastores pelas suas organizações e o povo que ministram, que foram chamados, separados e enviados (com apoio ou sem ele) mas que estão a desenvolver um trabalho apostólico específico em um povo determinado estabelecendo o fundamento.

    Aquilo que aconteceu em Actos 13: 1-3 deve ser uma referência para saber reconhecer o chamado apostólico, onde a liderança reconhece o dom e o liberta para que opere. Infelizmente há um extremo, onde de maneira indiscriminada se ordena apóstolos, en cultos, congressos, etc. De maneira improvisada, emocionada, impulsiva, normalmente pregadores itinerantes que impõem mãos levianamente, estabelecendo segundo eles apóstolos da cidade, do distrito, da nação, por isso assistimos a uma proliferação de apóstolos que continuam a desenvolver o que sempre fizeram, pastorear, evangelizar, ensinar, cantar, só que agora tem título de Apóstolo.

    Não esqueçamos que o verdadeiro Apóstolo é Chamado, Separado e Enviado a uma missão específica, dá início a algo para o qual Deus precisa dele. Os falsos apóstolos só vivem manipulando, controlando, impondo sua personalidade, procurando incautos que acreditem em suas revelações fantásticas e enganosas e se podem pagar dinheiro por ouvi-los melhor, lucram com a piedade.

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...