APOCALIPSE 6
Quando em Apocalipse 1:4 fala dos sete Espíritos, refere-se às sete manifestações do Espírito Santo.
Não são sete Espíritos Santos. Vejamos algumas referências:
Apocalipse 4:5 E do trono saíam relâmpagos, e trovões, e vozes, e diante do trono ardiam sete lâmpadas de fogo, as quais são os sete Espíritos de Deus.
Apocalipse 5:6 E olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os anciãos um Cordeiro, como havendo sido morto, e tinha sete pontas e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra.
No original a palavra Cordeiro significa que foi cruelmente assassinado.
Sete pontas significam reinos ou autoridade de governos, poder total.
Sete olhos representam ao Espírito de Deus enviado por toda a terra.
Isaías 11:1-2 Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará.
E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, e o Espírito de sabedoria e de inteligência, e o Espírito de conselho e de fortaleza, e o Espírito de conhecimento e de temor do Senhor.
Vamos a ver a 7 manifestações do Espírito Santo:
1.Espírito do Senhor
Estamos a falar do Pai, Deus, Senhor.
Génesis 1:1-2 No princípio, criou Deus os céus e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
João 4:24 Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
Deus é Espírito.
Isaías 40:13-14 Quem guiou o Espírito do Senhor? E que conselheiro o ensinou. Com quem tomou conselho, para que lhe desse entendimento, e lhe mostrasse as veredas do juízo, e lhe ensinasse sabedoria, e lhe fizesse notório o caminho da ciência?
Ninguém pode ensinar-lhe. Não podemos desafiar-lho, numa atitude soberba. Agora é possível que possamos ter perguntas validas, daquelas que fazemos quando nos convertemos, e não só. Porque? Para que?
Juízes 15:14 E, vindo ele a Leí, os filisteus lhe saíram ao encontro, jubilando; porém o Espírito do Senhor possantemente se apossou dele, e as cordas que ele tinha nos braços se tornaram como fios de linho que estão queimados, e as suas amarraduras se desfizeram das suas mãos.
Quando falamos do Espírito do Senhor estamos a falar do Espírito Santo, são a mesma pessoa.
O Espírito Santo no Antigo testamento operava temporalmente, sobre a pessoa, apossando sobre o instrumento do Senhor, neste caso Sansão.
Quando terminava a missão ou propósito, retirava-se.
No Antigo Testamento não entrava a morar dentro do indivíduo.
No Novo Testamento entra a morar dentro da nossa vida.
Efésios 1:13-14 em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito santo da promessa; o qual é o penhor da nossa herança para redenção da possessão de Deus para louvor da sua glória.
Nunca vai sair de nós, agora podemos entristecer-lho ou apagar-lho.
Actos 2:4 E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outra línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
Em Pentecostes foram cheios do Espírito Santo. O Espírito Santo vem a ungir-nos para cumprir os seus propósitos. Devemos guardar-nos sempre humildes e quebrantados de coração.
Romanos 8:14 Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.
O Espírito do Senhor guia-nos em todas as coisas e traz convicção de que somos filhos de Deus.