APOCALIPSE 11
Apocalipse 2:5-7 Lembra-te pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras, quando não, brevemente a ti virei e tirarei do seu lugar teu castiçal, se não te arrependeres.
Tens, porém, isto: que aborreces as obras dos nicolaitas, as quais também eu aborreço.
Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida que está no meio do paraíso de Deus.
A igreja de Éfeso era muito activa, tinham desenvolvido diversos programas que os mantinham bem ocupados.
É interessante reparar que a natureza humana é capaz de fazer a obra de Deus, sem Ele estar presente. A religiosidade é fazer coisas sem ter comunhão com Deus.
1 Coríntios 3:11-15 Porque ninguém pode por outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.
E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, a obra de cada um se manifestará, na verdade, o Dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um.
Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento, mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo.
Depois de ser salvos, devemos fundamentar a nossa fé sobre o fundamento que é Jesus Cristo, também temos a responsabilidade de sobre edificar.
O ouro, prata e pedras preciosas são materiais que não podem ser destruídos pelo fogo, entretanto a madeira, feno e palha são inflamáveis, são facilmente consumidos.
A obra de cada cristão se manifestará. No dia do Tribunal de Cristo se tornará público.
Como podemos restaurar o primeiro amor? Lembrar-nos de onde temos caído. Muitas vezes nos achamos que estamos bem ante nossos próprios olhos.
Segundo Cristo, eles estavam caídos, para Jesus não tinham feito nada. Cristo quer levar-nos ao nosso passado, que nos lembremos quando começamos desconectar-nos Dele, quando caímos.
Se não nos lembramos, vamos a cometer o mesmo erro novamente.
Jesus lhe disse: Arrepende-te. Aqui encontramos duas coisas:
1.reconhecer que temos que mudar a maneira de pensar.
2.reconhecer que estava equivocado.
Temos que nos por a par com Deus. Jesus lhes disse: Faz a s tuas primeiras obras. Significa volver a fazer as coisas que já fizemos, mas agora em comunhão com Deus.
Jesus faz uma advertência, que se não fazemos as primeiras obras, Cristo virá pronto. Jesus disse: Te tirarei o teu castiçal. Jesus tirará a tua luz e teu testemunho se terá perdido.
Precisamos avivar o fogo de Cristo dentro de nós.
1 Coríntios 13:1-3 Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada de isso me aproveitaria.
Não adianta ter dons, bens, fazer obras sem amor, não tem valor diante de Deus.
Uma coisa fazia a igreja de Éfeso, aborrecia as obras dos nicolaitas. Nico significa governo e laitas significa povo.
Eram crentes que queriam governar, dirigir, mandar no Pastor, na igreja. A igreja não pode ser governada pelo povo. A igreja não é uma democracia, é uma teocracia.
Jesus disse: O que tem ouvido ouça. Infelizmente há gente que está dentro da igreja e não ouve.
Jesus disse: Ao que vencer comerá da árvore da vida. Uma das recompensas é comer da árvore da vida.
Apocalipse 22:2 No meio da sua praça e de uma e da outra banda do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês, e as folhas da árvore são para a saúde das nações.