APOCALIPSE 14
Apocalipse 2:15-17 Assim, tens também os que seguem a doutrina dos nicolaitas, o que eu aborreço.
Arrepende-te, pois, quando não, em breve virei a ti e contra eles batalharei com a espada da minha boca.
Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao que vencer darei eu a comer do maná escondido e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.
Quando se chama ao arrependimento, este é dirigido ao líder, que es responsável pela igreja.
Aqui se condena a tolerância e a permissividade.
A palavra nico significa governar ou dominar. A palavra laos significa povo, o seja o governo do povo. Jesus aborrece uma igreja que é governada pelo povo, por aquilo que as pessoas dizem.
Actos 13:1-3 Na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e mestres, a saber: Barnabé, e Simeão, chamado Níger, e Lúcio, cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes, o tretarca, e Saulo.
E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, jejuando, e orado, e pondo sobre eles as mãos, os despediram.
Na igreja de Antioquia havia profetas e maestros. Naquele tempo não existia a bíblia completa como nos temos no dia de hoje.
Como guiavam o rebanho? Deus usava os profetas. O Espírito Santo falava aos líderes da igreja e dava as directrizes. O Espírito Santo escolhia as pessoas e as enviava a fazer a obra de Deus.
A igreja deve ser governada pelo Espírito Santo através de homens escolhidos por ele.
No verso 16 adverte ao arrependimento e dá oportunidade para que o líder se arrependa, senão Deus virá e fará seu juízo contra esses nicolaitas, com sua palavra.
No verso 17 chama a atenção para ouvir. Ouvir significa que devemos ser obedientes. Quem ouve é porque quer mudar e melhorar sua conduta diante de Deus.
Aqueles que vençam serão recompensados:
1.Comerá do maná escondido.
Êxodo 16:14-15 E, alçando-se o orvalho caído, eis que sobre a face do deserto estava uma coisa miúda, redonda, miúda como a geada sobre a terra.
E, vendo-a os filhos de Israel, disseram uns aos outros: Que é isto? Porque não sabiam o que era. Disse-lhes, pois Moisés: Este é o pão que o Senhor vos deu para comer.
Maná significa: Que é isto? A lição que tiramos daqui é que Deus durante 40 anos no deserto proveu sustento para o povo.
João 6:32-35 Disse-lhes, pois Jesus: Na verdade, na verdade vos digo que Moisés não vos deu o pão do céu, mas meu Pai vos dá o verdadeiro pão do céu. Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo.
Disseram-lhe, pois: Senhor, danos sempre desse pão. E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome; e quem crê em mim nunca terá sede.
O que Moisés deu não era o verdadeiro pão. O verdadeiro pão é Jesus, precisamos diariamente dele, através da sua palavra. Na outra vida, também seguiremos alimentando-nos dele.
2.Uma pedra branca e um novo nome.
A cor branca representa a pureza do celestial. Antigamente uma pedra branca era utilizada para dar aqueles que entravam ao coliseu romano gratuitamente, juntamente com um pão.
Tanto no Antigo Testamento como no Novo Testamento, algumas vezes as pessoas retratadas, quando assumiam uma nova função ou propósito seu nome era mudado.
O nome na bíblia às vezes reflecte o carácter da pessoa. Na outra vida será dada uma nova função e teremos um novo nome.