30/09/2011

Apocalipse 19


APOCALIPSE 19

Apocalipse 3:7-10 E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de David, o que abre, e ninguém fecha, e fecha, e ninguém abre:
Eu sei as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra e não negaste meu nome.
Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás (aos que se dizem judeus e não são, mas mentem), eis que eu farei que venham e adorem prostrados aos teus pés, e saibam que eu te amo.
Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há-de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.
Filadélfia significa amor fraternal, amor entre irmãos. Foi fundada por Atalo II. Era famosa pelos seus vinhos. Havia contínuos tremores de terra e terramotos, por isso alguns viviam em cabanas.
Filadélfia juntamente com a igreja de Esmirna não receberam nenhuma repreensão de parte de Jesus.
Jesus no verso 7 se apresenta como o santo, que significa separado ou diferente. Santo significa puro.
A outra palavra, o verdadeiro fala de autêntico, genuíno, real, o Filho de Deus. Só Jesus é verdadeiro.
No verso 7, Jesus diz que tem a chave de David.
Isaías 22:22 E porei a chave da casa de David sobre seu ombro, e abrirá e ninguém fechará, e fechará, e ninguém abrirá.
É um símbolo de autoridade. Jesus é o único que tem autoridade para determinar quem entra no Reino do Pai.
No verso 8 diz: conheço as tuas obras. Isto significa, estou a ver-te, a observar-te.
Disse também, sé que ainda que tens pouca força, hás guardado minha palavra. A porta aberta é as oportunidades que temos para evangelizar.
Todas as portas que Deus nos abra são para testemunhar, para abençoar a outros. O problema está quando não testemunhamos e nos afundamos em nós mesmos.
Quando não nos importa a gente algo está mal.
No verso 9, a palavra sinagoga significa lugar de reunião. Jesus dizia que dentro da igreja de Filadélfia havia uma sinagoga de Satanás. Eram pessoas que se faziam de judeus e não eram. Haviam-se infiltrado gente religiosa, legalista, mas não eram salvos.
Em toda igreja há gente que não é salva, mas por fora parece.
É possível distingui-los, são gente que gosta de pleitear, ciumenta, etc. Dentro da igreja de Filadélfia havia um grupo assim. Este tipo de pessoas sempre quer atrapalhar ao que estão perto de Cristo.
Saul atacou a David, é um bom exemplo. Os que são da carne agridem aos que são do Espírito.
No verso 10 encontramos uma promessa condicionada. A palavra da minha paciência significa permanecer debaixo de, resistir a todo o negativo.
A esse grupo, Deus promete guardar-lho.
A hora da tentação ou prova significa adversidade, angústia que virá sobre o mundo.
Mateus 24:21-22 porque haverá, então, grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco haverá jamais.
E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos, serão abreviados aqueles dias.
Jesus avisa que haverá um período de grande tribulação. Esse período será abreviado, senão ninguém seria salvo. Esses são os que Deus promete guardar.
No verso 10 indica que na hora da prova, seremos mantidos, guardados, não tirados da terra.
Deus promete uma protecção.
Esta ira será sobre o mundo inteiro, sobre a terra habitada.

29/09/2011

Salmos 29:1-11


Salmos 29:1-11

Dai ao Senhor, ó filhos dos poderosos, dai ao Senhor glória e força. Dai ao Senhor a glória devida ao seu nome; adorai o Senhor na beleza da sua santidade.

A voz do Senhor ouve-se sobre as águas; o Deus da glória troveja; o Senhor está sobre as muitas águas. A voz do Senhor é poderosa; a voz do Senhor é cheia de majestade.

A voz do Senhor quebra os cedros; sim, o Senhor quebra os cedros do Líbano. Ele os faz saltar como a um bezerro; ao Líbano e Siriom, como novos unicórnios.

A voz do Senhor separa as labaredas do fogo. A voz do Senhor faz tremer o deserto; o Senhor faz tremer o deserto de Cades.

A voz do Senhor faz parir as cervas e desnuda as brenhas. E no seu templo cada um diz: Glória! 

O Senhor se assentou sobre o dilúvio; o Senhor se assenta como Rei perpetuamente. O Senhor dará força ao seu povo; o Senhor abençoará o seu povo; o Senhor abençoará o seu povo com paz.

Quando damos glória a Deus? Quando o conhecemos e descobrimos sua grandeza, sua santidade, sua perfeição e poderíamos enumerar um sem fim de qualidades e características do único Deus verdadeiro.

O apóstolo João foi levado no espírito ao céu e viu a Glória de Deus e seu trono, e muitos seres celestiais adorando-o e dando glória a Ele pela sua Majestade.

Porque não te unes a todos aqueles que o adoram no céu e na terra?

Pensa nisto.

28/09/2011

Salmos 28:1-9


Salmos 28:1-9

A ti clamarei, ó Senhor, rocha minha; não emudeças para comigo; não suceda, calando-te tu a meu respeito, que eu me torne semelhante aos que descem à cova. Ouve a voz das minhas súplicas, quando a ti clamar, quando levantar as minhas mãos para o oráculo do teu santuário.

Não me arremesses com os ímpios e com os que praticam iniquidade; que falam de paz ao seu próximo, mas têm o mal no seu coração. Retribui-lhes segundo as suas obras e segundo a malícia dos seus esforços; dá-lhes conforme a obra das suas mãos; envia-lhes a sua recompensa.

Porquanto não atentam para as obras do Senhor, nem para o que as suas mãos têm feito; pelo que ele os derribará e não os reedificará. Bendito seja o Senhor, porque ouviu a voz das minhas súplicas.

O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele confiou o meu coração, e fui socorrido; pelo que o meu coração salta de prazer, e com o meu canto o louvarei.

O Senhor é a força do seu povo; também é a força salvadora do seu ungido. Salva o teu povo e abençoa a tua herança; apascenta-os e exalta-os para sempre.

Que o mundo está cheio de gente má, que não tem interesse em Deus, nem se interessa pelo seu próximo, é verdade.

O livro de Apocalipse nos revela que até no grande Dia do Senhor, continuaram duros de coração e não querelam arrepender-se.

Mas nós que amamos a Deus e a sua Lei, podemos fazer uma opção, decidir com quem andamos e convivemos.

David, o salmista se afastava deles e pedia a Deus que o ajuda-se.

Quem são teus amigos (as)?

Pensa nisto .

27/09/2011

Salmos 27:5-14


Salmos 27:5-14

Porque no dia da adversidade me esconderá no seu pavilhão; no oculto do seu tabernáculo me esconderá; pôr-me-á sobre uma rocha. Também a minha cabeça será exaltada sobre os meus inimigos que estão ao redor de mim; pelo que oferecerei sacrifício de júbilo no seu tabernáculo; cantarei, sim, cantarei louvores ao Senhor.

Ouve, Senhor, a minha voz quando clamo; tem também piedade de mim e responde-me. Quando tu disseste: Buscai o meu rosto, o meu coração te disse a ti: O teu rosto, Senhor buscarei.

Não escondas de mim a tua face e não rejeites ao teu servo com ira; tu foste a minha ajuda; não me deixes, nem me desampares, ó Deus da minha salvação. Porque, quando meu pai e minha mãe me desampararem, o Senhor me recolherá.

Ensina-me, Senhor, o teu caminho e guia-me pela vereda direita, por causa dos que andam espiando. Não me entregues à vontade dos meus adversários, pois se levantaram falsas testemunhas contra mim, e os que respiram crueldade.

Pereceria sem dúvida, senão cresse que veria os bens do Senhor na terra dos viventes. Espera no Senhor, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no Senhor.

Havia um desespero no salmista, a presença de Deus para livrá-lo, protege-lo de seus inimigos.

Isto está certo, podemos desejar isso. Mas só isso? Quando só esperamos nos benefícios espirituais ou materiais de Deus e não a sua amizade, a nossa motivação está errada.

Busquemos a Deus pelo que Ele é, e não só por aquilo que nos beneficia.

Pensa nisto.

26/09/2011

Salmos 27:4

Salmos 27:4

Uma coisa pedi ao Senhor e a buscarei: que possa morar na Casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor e aprender no seu templo.

O salmista que conhecia pessoalmente a Deus tinha duas coisas na sua mente e coração:

1.Pediu a Deus através da oração o poder morar na Casa do Senhor durante toda a eternidade, começando aqui na terra.

2.Buscar cada dia estar agradando a Deus, estabelecendo um relacionamento de fidelidade e de busca da sua presença e a sua vontade.

As coisas não vão cair do céu e nós estar de braços cruzados.

Temos que pedir, desejar e buscá-lo de todo coração.

Pensa nisto.

23/09/2011

APOCALIPSE 18


APOCALIPSE 18

Apocalipse 3:2-6 Sê vigilante e confirma o restante que estava para morrer, porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus.
Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei.
Mas tens em Sardes algumas pessoas que não contaminaram sus vestes e comigo andarão de branco porquanto são dignas disso.
O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida, e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante de seus anjos.
Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.
No verso 2, Jesus achou que as suas obras não eram perfeitas. Esclareçamos que a salvação não é por obras, é por graça. Agora depois de ser salvos devemos produzir boas obras.
As boas obras são o resultado da minha união com Cristo, é um fruto.
Efésios 2:8-10 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie. Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.
A salvação é gratuita. As boas obras foram preparadas antes que fossemos salvos. Ninguém pode gabar-se de que é bom.
É possível fazer boas obras em nossa carne, inclusive até podemos fazer algo que Deus não pediu.
No mesmo verso diz que aqueles que ainda restavam estavam prontos a morrer espiritualmente. As coisas más que nos vamos guardando dentro de nós e que não ajudam em nosso crescimento espiritual, cedo ou mais tarde nos matam espiritualmente.
Precisamos ser vigilantes, examinar-nos e reviver o que está morrendo. O pecado golpeará tanto que nos terminará matando.
No verso 3, Jesus disse que deveriam lembrar-se daquilo que haviam recebido e ouvido, e que o guardassem.
Ainda que seja um caso terminal espiritualmente, deixa Deus intervir. Não permitamos nada na nossa vida que nos mate
1 Timóteo 1:13-14 conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido, na fé e no amor que há em Cristo Jesus. Guarda o bom depósito pelo Espírito Santo que habita em nós.
Os conselhos que recebemos da palavra de Deus, devemos reter-lhos, não devemos ignorar-lhos. O mundo tem o propósito de tirar-te a palavra de Deus de teu coração, quebrar a tua moral.
No verso 3, Jesus lhes diz que se arrependam. Há cristãos que precisam se arrepender.
Também pede para que vigiemos, porque virá como um ladrão. Muitos que se dizem cristãos serão surpreendidos.
1 Tessalonicenses 5:2,4-6 Porque vós mesmos sabeis muito bem que o Dia do Senhor virá como o ladrão de noite. Mas, vós irmãos, já não estais em trevas, para que aquele dia vos surpreenda como um ladrão, porque todos vos sois filhos da luz e filhos do dia, nós não somos da noite nem das trevas. Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos e sejamos sóbrios.
O verdadeiro cristão não se surpreenderá, porque ele vigia.
No verso 4 revela que havia alguns que não se haviam contaminado. As vestes brancas simbolizam a pureza e a justiça de Cristo.
No verso 5 se lhe promete ao que vencer, três coisas:
- Será vestido de vestes brancas.
- De maneira nenhuma será riscado seu nome do livro da vida.
- Seu nome será confessado diante do Pai e seus anjos.
Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...