APOCALIPSE 19
Apocalipse 3:7-10 E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de David, o que abre, e ninguém fecha, e fecha, e ninguém abre:
Eu sei as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra e não negaste meu nome.
Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás (aos que se dizem judeus e não são, mas mentem), eis que eu farei que venham e adorem prostrados aos teus pés, e saibam que eu te amo.
Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há-de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.
Filadélfia significa amor fraternal, amor entre irmãos. Foi fundada por Atalo II. Era famosa pelos seus vinhos. Havia contínuos tremores de terra e terramotos, por isso alguns viviam em cabanas.
Filadélfia juntamente com a igreja de Esmirna não receberam nenhuma repreensão de parte de Jesus.
Jesus no verso 7 se apresenta como o santo, que significa separado ou diferente. Santo significa puro.
A outra palavra, o verdadeiro fala de autêntico, genuíno, real, o Filho de Deus. Só Jesus é verdadeiro.
No verso 7, Jesus diz que tem a chave de David.
Isaías 22:22 E porei a chave da casa de David sobre seu ombro, e abrirá e ninguém fechará, e fechará, e ninguém abrirá.
É um símbolo de autoridade. Jesus é o único que tem autoridade para determinar quem entra no Reino do Pai.
No verso 8 diz: conheço as tuas obras. Isto significa, estou a ver-te, a observar-te.
Disse também, sé que ainda que tens pouca força, hás guardado minha palavra. A porta aberta é as oportunidades que temos para evangelizar.
Todas as portas que Deus nos abra são para testemunhar, para abençoar a outros. O problema está quando não testemunhamos e nos afundamos em nós mesmos.
Quando não nos importa a gente algo está mal.
No verso 9, a palavra sinagoga significa lugar de reunião. Jesus dizia que dentro da igreja de Filadélfia havia uma sinagoga de Satanás. Eram pessoas que se faziam de judeus e não eram. Haviam-se infiltrado gente religiosa, legalista, mas não eram salvos.
Em toda igreja há gente que não é salva, mas por fora parece.
É possível distingui-los, são gente que gosta de pleitear, ciumenta, etc. Dentro da igreja de Filadélfia havia um grupo assim. Este tipo de pessoas sempre quer atrapalhar ao que estão perto de Cristo.
Saul atacou a David, é um bom exemplo. Os que são da carne agridem aos que são do Espírito.
No verso 10 encontramos uma promessa condicionada. A palavra da minha paciência significa permanecer debaixo de, resistir a todo o negativo.
A esse grupo, Deus promete guardar-lho.
A hora da tentação ou prova significa adversidade, angústia que virá sobre o mundo.
Mateus 24:21-22 porque haverá, então, grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco haverá jamais.
E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos, serão abreviados aqueles dias.
Jesus avisa que haverá um período de grande tribulação. Esse período será abreviado, senão ninguém seria salvo. Esses são os que Deus promete guardar.
No verso 10 indica que na hora da prova, seremos mantidos, guardados, não tirados da terra.
Deus promete uma protecção.
Esta ira será sobre o mundo inteiro, sobre a terra habitada.