Ter testemunho cristão não é para todos
E mesmo perante um bom testemunho cristão, nem todos crêem.
O apóstolo Paulo tinha um bom testemunho, leia-se Atos 28:23, mas apesar disso nem todos criam, leia-se também Atos 28:24.
Mas o que é testemunho cristão? É dar testemunho de Cristo, anunciar o seu Amor e Plano de Redenção.
Mas para testemunhar de Cristo é preciso ter uma vida de comunhão e obediência a Ele. É preciso ser puro e genuíno naquilo que somos e transmitimos.
Ter um bom testemunho demora algum tempo e muitas vezes não queremos esperar, vamos logo falar de Deus às pessoas, usando de toda a retórica possível, sem que os corações estejam preparados.
Se olharmos para a parábola do Semeador, vimos que há vários locais onde a semente cai, mas somente a que cai em boa terra dá fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta. Mateus 13:8.
Então apesar de se ter bom testemunho, e é importante tê-lo, também é necessário que os corações estejam preparados para receber as Boas Novas.
Tal não invalida a nossa participação em campanhas de evangelização, mas devemos sempre orar para que a Mensagem possa ser aceite por aqueles que dela necessitem, embora haja sempre quem a rejeite.
Também nos preocupamos mais com a nossa imagem do que com o nosso testemunho. Imagem é superficial, aparente e frágil, aquilo que qualquer um pode ver, mas testemunho deve ser algo tão poderoso, que até alguém que esteja próximo de nós, deve sentir a presença de Deus.
Não foi sem razão que a mulher Sunamita sentiu que Eliseu era um santo homem de Deus, 2 Reis 4:9.
Testemunho origina fama, e Jesus, a determinado tempo do seu ministério, tinha uma fama de tal ordem, fruto dos milagres de cura que operava, que não podia ser escondida: Mateus 4:24, Mateus 14:1, Marcos 3:8, Lucas 4:37, Lucas 5:15, Lucas 7:17.
Evidente que aqueles que corriam atrás de Jesus pretendiam benefícios de cura física, mas também muitos se entregavam a Deus e o Louvavam, ajudando a aumentar a fama de Jesus.
Também fama tinha Pedro em Atos 5:15, pois transportavam os enfermos para as ruas e os depositavam em leitos e camilhas, para que ao menos a sombra de Pedro os cobrisse ao passar e os curasse.
Da mesma forma, Paulo em Atos 19:11-12, fazia maravilhas sob o poder de Deus, de sorte que até os lenços e aventais de Paulo eram levados aos enfermos e eram curados.
Testemunho é tão importante que, num casamento em que um dos conjugues se entrega a Deus, contribui assim para que a vida do casal e as dos seus filhos, possam ser santificadas.
Paulo dá conselhos em 1 Coríntios 7:6-15.
Não sendo o jugo desigual perfeito para a vida de um casal, se o descrente consente em viver desta forma, então não se apartem, diferente é se solteiro procura casar e escolhe logo à partida um jugo desigual e Paulo alerta também para estas situações em 2 Coríntios 6:14.
Tenhamos então testemunho cristão, para podermos influenciar vidas a aceitar a Jesus Cristo como Senhor e Salvador. Pelo testemunho de Jesus, um ladrão crucificado com Ele, foi salvo, Lucas 23:41-43.
Ob. Fernando Pinho