02/09/2011

APOCALIPSE 15


APOCALIPSE 15

Apocalipse 2:18-20 E ao anjo da igreja de Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo e os pés semelhantes ao latão reluzente.
Eu conheço as tuas obras e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras.
Mas tenho contra ti o tolerares que Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensine e engane aos meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria.
Tiatira significa que não se cansa de sacrificar. Era uma igreja que tolerava o pecado.
Quando dizemos que amamos a Deus, devemos amar a santidade e a justiça. Há um ódio bíblico que é justo, que se indigna ante o mal.
O inferno é uma prova de que Deus não tolera o pecado e o pecador.
Tiatira foi um oásis cultural. Adoravam ao deus Apolo e tinham um santuário dedicado a bruxaria. Eram famosos no tingimento da lã.
Tinham alguns problemas:
Realizavam-se grandes banquetes pagãos.
Comia-se carne sacrificada aos ídolos.
Estes banquetes terminavam sempre em orgias.
Na igreja de Tiatira haviam cedido a seus princípios morais. Tinham uma conduta igual ao mundo dentro da igreja.
No verso 18, Jesus se apresenta como Filho de Deus, isto tem a ver com sua divindade e deidade.
Seus olhos são como chama de fogo, já não são olhos de cordeiro. Quando veio a primeira vez era como cordeiro disposto a ser sacrificado.
É um Cristo que vem a julgar ao mundo que o rejeitou. Seu olhar é penetrante, desmascarando todo o oculto.
Seus pés são de bronze, fala de um caminhar firme.
Jeremias 17:9-10 Enganoso é o coração mais do que todas as coisas, é perverso, quem o conhecerá?
Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos e isso para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas acções.
Muitos cristãos vivem vidas duplas. Deus conhece nossas vidas.
No verso 19 descreve que a igreja de Tiatira estava comprometida com as obras de Deus: Amor, Serviço, Fé e Paciência. Também revela que havia aumentado a intensidade de fazer as obras.
No verso 20, Jesus disse. Mas!
Havia uma tolerância sobre uma mulher, usa a figura de Jezabel.
Jezabel representa alguém desonesto, perjuro, que tem desejos ocultos. Jezabel não é sincera, quer dominar, quer controlar para seus próprios interesses.
1 Reis 16.31 E sucedeu (como se fosse coisa leve andar nos pecados de Jerobão, filho de Nebate), ainda tomou por mulher a Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidónios, e foi, e serviu a Baal e se encurvou diante dele.
Jezabel não era judia, era uma infiltração diabólica. Praticava feitiçaria e casou-se com Acab, que já estava mal. Quem dominava nesse reino era Jezabel.
Acab vendeu-se a fazer o mau, a mulher Jezabel estava por trás manipulando-o.
Jezabel era uma feiticeira e prostituta. No verso 20, revela que dentro da igreja de Tiatira se infiltrou uma mulher, tipo de Jazabel.
Jezabel era uma falsa profetisa, sensual, feiticeira, manipuladora, prostituta.
Muitos obreiros falsos tem aparência de piedade, mas é tudo um disfarce.
O original e o falso toma tempo para reconhecer-lho.
Jesus se referia a Jezabel como uma manipuladora, chantagista, dominadora, mentirosa, falsa.
Quando aqueles que são chamados a liderar não vigiam e guardam o que foi confiado descuidando sua liderança, permitiram que o falso prevaleça e nalgumas situações domine sobre o rebanho.
Acabará mal e serão julgados pela sua tolerância ao corrupto e falso.


40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...