30/11/2011

Salmos 39:1


Salmos 39:1

Eu disse: Guardarei os meus caminhos para não delinquir com a minha língua; enfrearei a minha boca enquanto o ímpio estiver diante de mim.
Como reages ante o insulto, maltrato ou injustiça? Eres de língua leviana e rápida para responder?
Todos estamos sujeitos a explodir ante qualquer agressão verbal, física ou psicológica que nos façam ou algum membro da nossa família.
A bíblia disse: Irai-vos, porém não pequeis. Pode haver coisas que nos irem e façamos saber nossa opinião, mas Deus deu-nos o Espírito Santo para nos ajudar a dominar-nos e não passar dos limites.
Pensa nisto.

28/11/2011

Salmos 38:1-22


Salmos 38:1-22

Ó Senhor, não me repreendas na tua ira, nem me castigues no teu furor. Porque as tuas flechas se cravaram em mim, e a tua mão sobre mim desceu.
Não há coisa sã na minha carne, por causa da tua cólera, nem há paz em meus ossos, por causa do meu pecado. Pois já as minhas iniquidades ultrapassam a minha cabeça, como carga pesada são demais para as minhas forças.
As minhas chagas cheiram mal e estão corruptas, por causa da minha loucura. Estou encurvado, estou muito abatido, ando lamentando todo o dia.
Porque os meus lombos estão cheios de ardor, e não há coisa sã na minha carne. Estou fraco e mui quebrantado; tenho rugido por causa do desassossego do meu coração.
Senhor, diante de ti está todo o meu desejo, e o meu gemido não te é oculto. O meu coração dá voltas, a minha força me falta; quanto à luz dos meus olhos, ate me deixou.
Os meus amigos e os meus propínquos afastam-se da minha chaga; e os meus parentes se põem a distância. Também os que buscam a minha vida, me armam laços, e os que procuram o meu mal dizem coisas que danificam e imaginam astúcias todo o dia.
Mas eu, como surdo, não ouvia e, como mudo, não abri a boca. Assim eu sou como homem que não ouve, e em cuja boca não há reprovação.
Porque em ti, Senhor, espero; tu, Senhor, meu Deus, me ouvirás. Porque dizia eu: Ouve-me, para que se não alegrem de mim; quando escorrega o meu pé, eles se engrandecem contra mim.
Porque estou prestes a coxear; a minha dor está constantemente perante mim. Porque eu confessarei a minha iniquidade; afligir-me-ei por causa do meu pecado.
Mas os meus inimigos estão vivos e são fortes, e os que sem causa me odeiam se engrandecem. Os que dão mal pelo bem são os meus adversários, porque eu sigo o que é bom.
Não me desampares, senhor; meu Deus, não te alongues de mim. Apressa-te em meu auxílio, Senhor, minha salvação.
Para aquele que é realmente cristão e em quem mora o Espírito Santo, não pode ficar sossegado quando existe pecado não confessado na sua vida.
Se pecamos como cristãos e estamos como se nada fosse, algo está mal. Se perdeu toda insensibilidade espiritual.
O salmista não parou até acertar contas com Deus, não suportava mais. Que seja assim connosco, que não descansemos até que a relação com Deus esteja restaurada.
Pensa nisto.

25/11/2011

APOCALIPSE 27


APOCALIPSE 27

Só uma pessoa tem o direito e é digno de julgar e governar este mundo, Cristo.
Apocalipse 5:1-5 E vi na destra do que estava assentado sobre o trono um livro escrito por dentro e fora, selado com sete selos.
E vi um anjo forte, bradando com grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de desatar os seus selos?
E ninguém no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, podia abrir o livro, nem olhar para ele.
E eu chorava muito, porque ninguém fora achado digno de abrir o livro, nem de o ler, nem olhar para ele.
E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de David, que venceu para abrir o livro e desatar os seus sete selos.
Antigamente os livros não tinham a forma a como estamos habituados no dia de hoje. Eram pergaminhos e punha-se um selo de cera com o anel do rei ou autoridade.
João viu um pergaminho com sete selos.
Somente quando os sete selos são abertos, se pode saber sobre os julgamentos das trombetas e as taças que virão posteriormente. As sete trombetas estão dentro do sétimo selo.E as sete taças estão dentro da sétima trombeta.
Os sete selos são os acontecimentos que devem suceder-se antes de se abrir o livro totalmente.
Este livro inicia o período de juízo de Deus sobre o mundo. Só uma pessoa no universo podia abrir o livro. Ninguém é digno de abrir o livro.
Para conseguir isso tinha que acontecer três coisas:
1.Vencer a Satanás.
2.Vencer ao mundo.
3.Vencer-se a se mesmo.
Jesus vinha a cumprir toda a Lei do Antigo Testamento. Quando chegou a cruz foi examinado pelo Pai para ver se era aceito.
Jesus estava sujeito as mesmas tentações que nos passamos. Os mesmos homens que o julgaram e sentenciaram, não acharam culpa nele, tiveram que inventar calunias e mentiras.
Porque morreu Cristo?
1.Para satisfazer a justiça divina do Pai.
2.Para expiação de nossos pecados.
Atos 17:31 porquanto tem determinado um dia em que com justiça há-de julgar o mundo, por meio do varão que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dos mortos.
Era necessário Cristo morrer para que nossos pecados fossem perdoados.
Era necessário Cristo ressuscitar para que pudesse voltar a terra como Juiz para julgar a vivos e mortos.
João 5:26-27 Porque, como o Pai tem a vida em si mesmo, assim deu também ao Filho ter a vida em si mesmo.
E deu-lhe o poder de exercer o juízo, porque é o Filho do Homem,
Deus Pai deu-lhe autoridade para exercer juízo.
1 Pedro 4:17-18 porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e, se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus?
E, se o justo apenas se salva, onde aparecerá o ímpio e o pecador?
Antes que se desatem todos estes selos e julgamentos, o juízo começará pela casa de Deus. Deus está manifestando o coração dos homens dentro da igreja; para poder discernir temos que caminhar em santidade. Deus vai-nos proteger.
Satanás está usando duas armas:
1.Temor, em relação as coisas que estão e vão a suceder.
2.Imoralidade, já não existe o mínimo pudor no mundo em que vivemos.
Mantenhamo-nos vigilantes!

24/11/2011

Salmos 37:27-40


Salmos 37:27-40

Aparta-te do mal e faze o bem; e terás morada para sempre. Porque o Senhor ama o juízo e não desampara os seus santos; eles são preservados para sempre; mas a descendência dos ímpios será desarraigada.
Os justos herdarão a terra e habitarão nela para sempre. A boca do justo fala da sabedoria; a sua língua fala do que é reto.
A lei do seu Deus está em seu coração; os seus passos não resvalarão. O ímpio espreita o justo e procura matá-lo.
O Senhor não o deixará em suas mãos, nem o condenará quando for julgado. Espera no Senhor e guarda seu caminho, e te exaltará para herdares a terra; tu o verás quando os ímpios forem desarraigados.
Vi o ímpio com grande poder espalhar-se como a árvore verde na terra natal. Mas passou e já não é; procurei-o, mas não se pode encontrar.
Nota o homem sincero e considera o que é reto, porque o futuro desse homem será de paz. Quanto os transgressores, serão, à uma, destruídos, e as relíquias dos ímpios todas perecerão.
Mas a salvação dos justos vem do Senhor, ele é a sua fortaleza no tempo da angústia. E o Senhor os ajudará e os livrará; ele os livrará dos ímpios e os salvará, porquanto confiam nele.
Não precisamos frequentar uma congregação onde se ensine a Palavra de Deus para chegar a seguinte conclusão: quem faz o reto, o justo verá muitas recompensas por causa de seu esforço e trabalho e quem faz o mal, colherá muitos dissabores na vida.
Até as pessoas que não acreditam em Deus se regem por este padrão de vida, fazer o bem, não significando com isto que sejam salvos, nem aqueles que não frequentam a Casa de Deus, todos eles precisam de Jesus para obter a salvação.
Quanto mais se o próprio Deus nos adverte que o caminho do justo é o que lhe agrada e que no fim dele o recompensará.
Pensa nisto.

23/11/2011

Salmos 37:25-26


Salmos 37:25-26

Fui moço e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão.
Compadece-se sempre, e empresta, e a sua descendência é abençoada.
O versículo 25 é um com o qual posso identificar-me por causa da idade. Já vivi em Perú, Brasil e agora em Portugal, Deus é fiel, ele cuida de seus santos.
Seja quais forem as circunstâncias, Deus não está sujeito a elas, ele prometeu suprir nossas necessidades. E a bênção é tal que podemos abençoar a aqueles que nos rodeiam e a nossa descendência também é abençoada.
Pensa nisto.

22/11/2011

Salmos 37.11-24


Salmos 37.11-24

Mas os mansos herdarão a terra e se deleitarão na abundância de paz. O ímpio maquina contra o justo e contra ele range os dentes.
O Senhor se rirá dele, pois vê que vem chegando o seu dia. Os ímpios puxaram da espada e entesaram o arco, para derribarem o pobre e necessitado e para matarem os de reto caminho.
Mas a sua espada lhes entrará no coração, e os seus arcos se quebrarão. Vale mais o pouco que tem o justo do que as riquezas de muitos ímpios.
Pois os braços dos ímpios se quebrarão, mas o Senhor sustém os justos. O Senhor conhece os dias dos retos, e a sua herança permanecerá para sempre.
Não serão envergonhados nos dias maus e nos dias de fome se fartarão. Mas os ímpios perecerão, e os inimigos do Senhor serão como a gordura dos cordeiros; desaparecerão e em fumaça se desfarão.
O ímpio toma emprestado e não paga; mas o justo se compadece e dá. Porque aqueles que ele abençoa herdarão a terra, e aqueles que forem por ele amaldiçoados serão desarraigados.
Os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor, e ele deleita-se no seu caminho. Ainda que caia, não ficará prostrado, pois o Senhor o sustém com a sua mão.
Todos nós alguma vez sofremos uma injustiça e parece que nada valeu ser cristão; já vimos também algum justo ou pessoa boa ser injustiçada e acabar seus dias mal.
Haverá alguma contradição naquilo que acabamos de ler?
Deus acompanha a vida do justo desde o dia que nasceu de novo; ele não vê só situações isoladas ou casos específicos nalgum momento da sua vida.
A bíblia fala do que o justo receberá sua justa recompensa no fim da sua jornada e que os intentos e ações dos ímpios serão frustrados e aniquilados.
Não estejamos a procura de justiça imediata, confiemos no cuidado do Senhor. Ele é Justo.
Pensa nisto.

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...