31/05/2012

Salmos 91


Salmos 91
As pessoas supersticiosas e temerosas procuram objetos, rituais religiosos ou não para assegurar, proteger sua vida, casa, esperando que a boa sorte lhes acompanhe e nada terrível lhes aconteça.
Muitos cristãos tomam o Salmo 91 como um amuleto de sorte, pensando que ao deixar aberta a Bíblia nessa passagem ou recitando-lho todas as noites antes de dormir a vida lhes vai correr bem, tornando-se intocáveis.
Nossa relação com Deus deve ser íntima e de confiança, nossa vida está nas mãos Dele. Não precisamos fazer da Bíblia um amuleto contra a má sorte.
Pensa nisto.
Salmos 91
Las personas supersticiosas y temerosas procuran objetos, participar en rituales religiosos o no para asegurar, proteger su vida, casa, esperando que la buena suerte les acompañe y nada terrible les acontezca.
Muchos cristianos toman el Salmo 91 como un amuleto de suerte, pensando que al dejar la Biblia abierta en ese pasaje o leyéndolo todas las noches antes de dormir, la vida le va a correr bien, tornándose intocables.
Nuestra relación con Dios debe ser intima y de confianza, nuestra vida está en las manos de El. No precisamos hacer de la Biblia un amuleto contra la mala suerte.
Piensa en esto.

30/05/2012

Salmos 90:11-17


Salmos 90:11-17
Quem conhece o poder da tua ira? E a tua cólera, segundo o temor que te é devido? Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos coração sábio.
Volta-te para nós, Senhor, até quando? E aplaca-te para com os teus servos. Sacia-nos de madrugada com a tua benignidade, para que nos regozijemos e nos alegremos todos os nossos dias.
Alegra-nos pelos dias em que nos afligiste, e pelos anos em que vimos o mal. Apareça a tua obra aos teus servos, e a tua glória, sobre os seus filhos.
E seja sobre nós a graça do Senhor, nosso Deus; e confirma sobre nós a obra das tuas mãos; sim, confirma a obra das nossas mãos.
Sempre que leio esta parte do Salmo, penso nos anos de escuridão e afastamento de Deus, até o dia que Ele me encontrou.
Viver a vida em Cristo já não pode ser desperdiçado em coisas que não edificam. Aproveitemos cada dia que o Senhor nos concede, a fim de acrescentar sabedoria e honra e todo o que façamos seja para a Glória de Deus.
“Confirma sobre nós as obras das nossas mãos; sim, confirma a obra das nossas mãos”
Pensa nisto.
Salmos 90:11-17
Siempre que leo esta parte del Salmo, pienso en los años de oscuridad y lejos de Dios, hasta el día en que El me encontró.
Vivir la vida en Cristo ya no puede ser desperdiciada en cosas que no edifican. Aprovechemos cada día que el Señor nos concede, a fin de aumentar sabiduría y honra y todo lo que hagamos sea para la Gloria de Dios.
“Confirma sobre nosotros las obras de nuestras manos; sí, confirma la obra de nuestras manos”
Piensa en esto.

29/05/2012

Salmos 90:1-10


Salmos 90:1-10
Senhor, tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração. Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, sim, de eternidade a eternidade, tu és Deus.
Tu reduzes o homem à destruição; e dizes: Volvei, filhos dos homens. Porque mil anos são aos teus olhos como o dia de ontem que passou, e como a vigília da noite.
Tu os levas como corrente de água; são como um sono, são como a erva que cresce de madrugada; de madrugada, cresce e floresce; á tarde, corta-se e seca.
Pois somos consumidos pela tua ira e pelo teu furor somos angustiados. Diante de ti puseste as nossas iniquidades; os nossos pecados ocultos, à luz do teu rosto.
Pois todos os nossos dias vão passando na tua indignação; acabam-se os nossos anos como um conto ligeiro. A duração de nossa vida é de setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o melhor deles é canseira e enfado, pois passa rapidamente, e nós voamos.
Uma vez uma pastora que parece que gosta ler mais livros que a bíblia e repetia todo o que lia, disse: que a duração de nossa vida é de cento e vinte anos a semelhança de Moisés e passou a afirmar isso como uma verdade absoluta.
Quando lhe referi esta passagem, disse: não e nem se tomou o tempo de ler para conferir.
Até os crentes querem perpetuar sua permanência na terra, a bíblia fala de um tempo para todo, hoje estamos vivos, amanhã (não sei quando) estaremos com o Senhor, noutra dimensão.
Seja aqui, lá, vivamos para Ele.
Pensa nisto.
Salmos 90:1-10
Una vez una pastora que parece que gusta más leer libros que la biblia y que repetía todo lo que leía, dice: que la duración de nuestra vida es de ciento y veinte años a semejanza de Moisés y pasó a afirmar eso como una verdad absoluta.
Cuando le referí este pasaje, dice: no y ni se tomó el tiempo de leer para verificar.
Hasta los creyentes quieren perpetuar su permanencia en la tierra, la biblia habla de un tiempo para todo, hoy estamos vivos, mañana (no sé cuando) estaremos con el Señor, en otra dimensión.
Sea aquí, allá, vivamos para El.
Piensa en esto.

28/05/2012

Uma Palavra de Esperança no meio da crise


Salmos 89:46-52


Salmos 89:46-52
Até quando, Senhor? Esconder-te-ás para sempre? Arderá a tua ira como fogo? Lembra-te de quão breves são os meus dias, porque criarias debalde todos os filhos dos homens?
Que homem há, que viva e não veja a morte? Ou que livre a sua alma do poder do mundo invisível? Senhor, onde estão as tuas antigas benignidades, que juraste a David pela tua verdade?
Lembra-te, Senhor, do opróbrio dos teus servos, e de como trago no meu peito os escárnio de todos os povos poderosos, com o qual têm difamado, com o qual têm difamado as pisadas do teu ungido. Bendito seja o Senhor para sempre! Amém e amém!
É bom trazer a memória aquelas promessas e profecias que foram manifestas nalgum momento da nossa caminhada.
A maior parte do tempo tem que andar pela fé sem ver nada, só confiando e dependendo de Deus.
Mas essa mesma fé nos levará a que aquilo prometido e profetizado se manifeste!
Pensa nisto.
Salmos 89:46-52
Es bueno hacer memoria de aquellas promesas y profecías que nos fueron manifiestas en algún momento de nuestra caminada.
La mayor parte del tiempo tenemos que andar por la fe sin ver nada, solo confiando y dependiendo de Dios.
Más esa misma fe nos llevará a que aquello que fue prometido y profetizado se manifieste!
Piensa en esto.

26/05/2012

UMA PALAVRA…


UMA PALAVRA…
Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma. 1 Coríntios 6:12
Todas as coisas me são lícitas mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam. 1 Coríntios 10:23
O apóstolo Paulo duas vezes utiliza estas frases ao escrever para a igreja de Corinto. Esta cidade estava cheia de cultos pagãos, onde a idolatria, prostituição, comida, bebida, orgias e muitas outras coisas aconteciam diariamente.
Alguns cristãos de Corinto na sua vida passada participavam destas atividades e havia inclusive quem continuasse participando, porque achava que não era mau, talvez porque só participavam da festa e da comida.
Mas quando lemos a carta vemos que Paulo lhes pede também que se afastem de toda fornicação que estava muito associada a estes ambientes.
Todos já ouvimos algum pregador disser aos crentes para que se perguntem: Se Jesus estivesse em teu lugar participaria? Todos respondemos não.
Mas aqui não se trata de Jesus em meu lugar senão de tu e eu em nosso lugar. Jesus teve suas tentações e venceu-as, agora nos toca a nós.
Aqui em Portugal temos uma frase: nem oito, nem oitenta, que se aplica a um equilíbrio, a um balanço nas nossas escolhas e decisões.
Paulo ao escrever duas vezes é porque es sério e devemos considerar, diria pensar antes de agir. Deus nos fez livres, mas não para usar nossa liberdade para fazer aquilo que nos apetece, sem importar as consequências.
Não pretendo dizer aqui que deves fazer ou deixar de fazer, porque a própria Bíblia vai nos revelar as coisas que não agradam a Deus e que já não são parte da nossa vida em Cristo. A palavra manda que façamos morrer todo o relacionado com a velha natureza.
Critério que é a capacidade de saber distinguir entre uma e outra coisa, neste caso entre aquilo que convêm ou não a nosso crescimento espiritual.
Tu e eu podemos fazer todas as coisas que queramos, envolver-nos com pessoas, ir a lugares, participar de atividades, comer, beber, viajar e até pecar, mas convêm?
O que Paulo queria para os Coríntios é que desenvolvessem um critério. Deus quer que usemos os sentidos, a inteligência e o conhecimento da sua Palavra, ainda temos o Espírito Santo habitando dentro de nós, guiando-nos a toda verdade.
Outro aspeto é a consciência que nos aprova ou desaprova como uma pequena voz de alerta interna e que faremos bem em não cauterizar-lha, deixar-lha insensível porque pode salvar-nos de muitos perigos.
Uma coisa que vejo em muitos cristãos, não usam o sentido comum, parece que estão a espera que Deus lhes diga todo através de sinais sobrenaturais e não é bem assim.
Há coisas que tu e eu sabemos que já não podem ser parte da nossa vida cristã e que Deus espera que não participes nunca mas, porque definitivamente não convêm, não edifica, e não podes deixar-te dominar por elas por mais lícitas que pareçam.
Assim que não perguntes a Jesus se o faria, pergunta-te a ti mesmo, tu o farias, tu participarias?

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...