31/05/2013

Ester 2:10-11



Ester não dissera a ninguém que era judia, porque Mardoqueu assim lhe mandara.
Aliás o seu primo vinha todos os dias até ao pátio do harém para saber notícias de Ester e para se informar do que se ia passando com ela.
Havia um preconceito contra o povo judeu, por causa de todas as intrigas contra os que regressaram do cativeiro.
Mardoqueu não era só seu familiar, era seu mentor, alguém que orienta sabiamente. Mardoqueu ia acompanhando todo o processo e perguntava sempre por ela.
Hoje, há quem ache a figura de Mardoqueu e a compare a pessoa do Espírito Santo, que vai acompanhando o desenvolver da igreja, dando suas orientações e instruções conforme a vontade do Pai.
Nós, cristãos, na medida que vamos amadurecendo na nossa vida espiritual, devemos ter uma consideração por aqueles mais novos, espiritualmente falando, nos quais exercemos uma influência, por causa da amizade e confiança ganha através do tempo.
Acompanhemos o desenvolvimento espiritual daqueles que ficam sob nosso cuidado, para que eles a semelhança de nos, encontrem seu lugar dentro do corpo de Cristo, servindo ao nosso Deus.
Pensa nisto.

30/05/2013

Ester 2:8-9




Em consequência do decreto real, Ester foi levada para o harém do soberano do palácio de Susã, juntamente com muitas outras moças.
Hegai, responsável pelo harém, ficou muito impressionado quando viu e tratou-a o melhor possível, nos alimentos, que lhe dava a comer, como nos meios de a tornar mais bela ainda.
Deu-lhe também sete raparigas do palácio, como criadas, assim como as melhores instalações no harém.
Ester foi levada com as outras moças a casa das mulheres, sob cuidado do eunuco Hegai.
Ester achou graça ante Hegai e este deu-lhe um tratamento privilegiado.
Hoje o mesmo Deus de graça e de toda graça continua usando instrumentos a favor de seu povo, pondo a seus filhos e filhas em lugares chaves para que cumpram seus propósitos.
A atitude de nosso coração vai determinar muitas vezes que a graça de Deus seja depositada na nossa vida. Graça que significa favor ante os demais, incluindo até os incrédulos.
Quando deus tem algo para tua vida, vai dar-te graça entre teus semelhantes.
Pensa nisto.

29/05/2013

Ester 2:5-7




Havia um certo judeu que vivia no palácio, chamado Mardoqueu (que era filho de Jair, neto de Simei e bisneto de Cis, um homem de benjamim).
Fora preso quando Jerusalém foi destruída pelo rei Nabucodonosor, e viera exilado para a Babilónia, juntamente com o rei Jeconias de Judá e muitos outros.
Este homem tinha em sua casa uma bonita e agradável rapariga, de nome Hadassa (mas conhecida por Ester) que era sua prima, cujos pais tinham morrido e que ele tinha trazido para sua casa e educado como filha.
Havia um judeu, Mardoqueu, que estava na fortaleza de Susã. Era descendente daqueles que haviam sido levados cativos quando Nabucodonosor invadiu Jerusalém.
Era tio de Ester, que era órfã de pai e mãe, tomara conta dela como se fosse sua filha. Ester era formosa à vista. Hadassa significa mirto, era um nome hebreu e mudou seu nome para Ester, nome persa, que significa estrela Vénus, que indica formosura e boa sorte.
Hoje quando lemos a Bíblia descobrimos personagens que marcaram na sua época. Isto mostra-nos que Deus em cada geração levanta a aqueles que serão os líderes que entenderão seus propósitos e planos.
Nestes tempos em cada ministério há alguém em que Deus quer transmitir-lhe suas instruções para que seu povo marche pelo caminho traçado desde antes da fundação do mundo.
Mardoqueu e Ester o foram no seu tempo. Será que tu és para os tempos que vivemos hoje?
Pensa nisto.

28/05/2013

Ester 2:2-4




Então os seus colaboradores sugeriram-lhe assim: “Vamos chamar as mais bonitas raparigas do império e trazê-las à presença do rei.
Nomearemos agentes em cada província que selecionem raparigas jovens e bonitas para o harém real. Hegai, o eunuco responsável, fará com que lhes sejam dados tratamentos de beleza, e após isso a rapariga que mais agradar ao rei tornar-se rainha em lugar de Vasti.”
O rei ficou contente com esta opinião e pôs-se o plano logo em prática.
Os servidores do rei tiveram uma ideia, de reunir moças virgens e formosas de todas as províncias do reino.
Que fossem trazidas ao harém do rei, a casa das mulheres e que o rei escolhesse a melhor.
Hoje as pessoas têm muitas ideias para realizar, seja na casa familiar, na escola, no negócio, inclusive na igreja.
Já teve ideias muito boas para realizar evangelismo, atividades para jovens, edificação para o crescimento da igreja; ideias bem-intencionadas, mas Deus não estava no assunto, apesar de ser pensada para sua obra.
Isto mostra que há ideias que Deus põe no na nossa mente e que estão alinhadas com seus propósitos. Assim como a ideia que tiveram na época de Ester, assim Deus vai apoiar a ideia que tenhamos e que alinhe com seu plano.
Pensa nisto.

27/05/2013

Ester 2:1




Mas quando a ira do rei Assuero se foi apaziguando, começou a pensar na rainha Vasti, naquilo que acontecera e na decisão tomada contra ela.
Depois de tudo o que aconteceu, quando passou a ressaca, a bebedeira e toda a pressão, o rei refletiu o sucedido.
A Bíblia aconselha a refletir antes de agir.
Hoje muitos cristãos agem assim ou agiram assim, incluindo-me eu.
É um tormento e uma cobrança que se levanta na nossa mente e coração, refletir depois de agir. Não digo que alguns impulsos e decisões sejam acertados; há situações que não da para refletir e pensar calmamente, há que fazer-lho e ponto.
A Palavra é a melhor referência para nossas decisões, umas perguntas a fazer é: Aquilo que vou decidir está respaldado pela Palavra? Deus teve espaço para orientar-me na dita situação? Estou a deixar-lho de fora?
Ninguém é perfeito e certinho, as vezes vamos a errar e lamentaremos as nossas decisões, mas na medida que aprendemos a depender e consultar a Deus, Ele guiar-nos-á para o certo.
Pensa nisto.

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...