07/09/2013

UMA PALAVRA…


E esta é a confiança que temos nele: que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve.
E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizemos. 1 João 5:14-15
Deus é Todo-poderoso para criar, realizar o que ele quiser e quando quiser, não precisa de nós. Dá-nos o privilégio de participar da sua obra como seus instrumentos, como as vezes atua livremente sem que nós intervenhamos.
Isto chama-se a soberania de Deus, que significa que Ele tem a prerrogativa de determinar o resultado de todas as coisas, segundo seus desígnios.
Porque, depois de caminhar anos com o Senhor uma coisa comprova-mos, de que não necessariamente nos acontece todo o que pedimos e desejamos, assim mesmo seja com as mais sinceras vontades e até para um propósito correto, bom e que tem intenção de beneficiar a outros.
Na própria vida intentamos vários projetos e alguns deles não se concretizam. Não necessariamente por falta de fé ou confiança em Deus, simplesmente não é a vontade de Deus para nós.
Para interpretar corretamente os versos lidos devem considerar a frase chave: segundo a sua vontade, isto, volto a repetir revela a soberania de Deus.
Na Bíblia encontramos pessoas que foram servos de Deus e que ficaram doentes. Menciono isto porque dentro do cristianismo vamos a encontrar correntes de pensamento, diria radicais mesmo que tomam esta passagem literalmente de que todo o que seja bom, correto, não importa se é o pedido mais egoísta do mundo, Deus tem que responder de maneira favorável e não podemos ter dúvida, nem questionar, só manter uma mentalidade positiva; e, se não obtemos uma reposta conforme ao nosso pedido é porque não temos fé.
Confiar em Deus, significa descansar que Ele sabe o melhor para nossa vida, e se nalguma oportunidade ou situação especifica Ele não responde, não é por falta de fé, senão, porque Ele é soberano.
Jesus ensinou a não ficar ansiosos, senão a confiar em Deus, que Ele cuidará de nós, assim como alimenta as aves dos céus ou veste as flores do campo, quanto mais a nós que somos seus filhos e filhas.
Orar apresentando nossos pedidos está correto e devemos fazer-lho porque revela nossa dependência Dele, mas devemos deixar a Ele decidir responder como Ele achar melhor.
Quatro repostas podem vir da sua parte, sim, não, espera e silêncio. As duas últimas provocam desespero e ainda a segunda pode provocar frustração, se nossa perspetiva de pedido é que Deus sempre deve responder positivo conforme ensina a doutrina da fé positiva.
Não pensemos que Deus é o nosso servo, a inteira e completa disposição nossa para atender tudo e mais alguma coisa que nos peçamos a qualquer hora.
Nada daquilo que nós temos é nosso, todo aqui na vida é passageiro, só dura um tempo. A salvação permanece para sempre.
Portanto quando nos aproximemos de Deus, acheguemo-nos com humildade em total dependência Dele, dando-lhe toda a primazia que Ele merece.
Aproxime-nos com fé, porque sem ela não agradamos seu coração, mas deixemos a Ele decidir se aquilo que estamos a pedir está dentro de seus planos, se é conveniente para nós, Ele sabe o melhor para nós; podemos estar pedindo coisas que nem são necessárias ou que podem tornar-se um tropeço para nosso caminhar cristão.

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...