31/05/2014

2 Coríntios 6:4-5


Vejamos as circunstâncias negativas que rodearam a vida do apóstolo Paulo e seus cooperadores:
Paulo e seus colegas ao contrário de muitos davam um bom testemunho de seu ministério.
Com muita paciência suportaram aflições (sofrimentos; dor; martírio), necessidades (carência; privação; aperto; falta), angústias (ansiedade; agonia).
Açoites (punir, bater em; magoar), prisões (cadeia; carcere; privação da liberdade), tumultos (movimento de pessoas), trabalhos pesados (autossustentar-se), vigílias (sem dormir bem), jejuns (falta de comida).

Hoje pensa nisto.

30/05/2014

2 Coríntios 6:1-3


Paulo e a equipa ministerial que servia com ele eram cooperadores de Deus.
Cooperador ou colaborador é uma pessoa que trabalha com uma ou mais pessoas para a realização de uma obra comum.
Eles encorajaram aos Coríntios a não desaproveitar a bondade de Deus.
Paulo faz referência a Isaías 49:8-12
A palavra escândalo tem que ver com não dar um mau exemplo. A palavra censurado tem que ver com avaliar negativamente; criticar; condenar.
Devemos cuidar com zelo o ministério que o Senhor nos tem confiado.
Hoje ante tanta proliferação de falsos mestres, falsos irmãos e doutrinas erróneas que se introduzem dentro das comunidades cristãs, devemos defender com unhas e dentes (força de expressão) aquilo que o Senhor nos confiou.
Procuremos achar a aqueles e aquelas que amam ao Senhor e lhe obedecem incondicionalmente e façamos juntos uma equipa de cooperadores para realizar a boa obra do Senhor.

Pensa nisto.

29/05/2014

2 Coríntios 5:18-21


A salvação e a transformação vêm de Deus quando nos reconciliamos com Ele. Agora os cristãos têm o ministério da reconciliação.
Reconciliar significa restabelecer a paz e as boas relações entre (pessoas que se tinham zangado), pôr de acordo (entre partes desavindas ou partes opostas).
Deus através de Cristo deu uma oportunidade ao mundo para poder reconciliar-se com Ele.
Imputar significa atribuir (a alguém) a culpa ou a responsabilidade de um ato.
Nós em Cristo já não somos acusados de pecadores, já não há culpabilidade sobre nós, pelo contrário temos em nós a palavra de reconciliação.
A palavra embaixador figurativamente significa emissário, enviado, mensageiro. Somos embaixadores de Cristo e da sua mensagem.
É como se Deus rogasse por meio de nós, para que o mundo se reconcilie com Ele.
Na versão O Livro disse:
Deus carregou todo o nosso pecado sobre Cristo, que estava isento de qualquer pecado para que Nele fôssemos revestidos da justiça de Deus.
Hoje quando lemos a Bíblia descobrimos no Novo Testamento o ministério sacerdotal de cada crente, não fica só limitado a aqueles que exercem um ministério integral, senão que cada individuo que faz parte do Corpo de Cristo é um instrumento de Deus para anunciar Seu Reino neste mundo.
Somos embaixadores de Cristo!
Pensa nisto.

28/05/2014

2 Coríntios 5:17

Em Cristo somos novas criaturas, o passado ficou atrás.
Não fomos reformados ou reabilitados ou reeducados.
Somo uma nova criação!
Hoje mudar de religião é fácil e mormente nos países onde há liberdade religiosa, onde não existe perseguição, onde o compromisso é relativo.
Por isso a necessidade de pregar o evangelho e o que envolve, a fim de que o ouvinte defina seu cristianismo no fundamento do novo nascimento e não tanto em suas boas obras ou descansando em que já é membro duma determinada congregação cristã.
Podemos estar rodeados de nascidos de novo e não haver nascido de novo.

Pensa nisto.

27/05/2014

2 Coríntios 5:13-16

Na versão O Livro disse assim:
Estaremos a dizer disparates? Se for assim, é para que Deus seja servido. E se estamos corretos no nosso entendimento, quem mais beneficiará são vocês.
Os críticos de Paulo o chamavam de louco.
Constranger significa obrigar (alguém) a fazer algo contra a vontade; coagir, compelir; forçar.
O que Paulo queria comunicar é que o amor de Cristo o controlava, se apoderava dele, o dominava porque havia chegado a seguinte conclusão: um morreu por todos, por tanto todos estão mortos.
Cristo morreu por todos aqueles que vivem por causa Dele. Já não vivamos para nós, senão para Ele, quem morreu e ressuscitou.
Na versão O Livro disse assim:
Por isso agora não avaliamos mais as pessoas por aquilo que elas possam parecer, sob o ponto de vista humano. Antigamente, eu pensava em Cristo assim, como se Ele fosse um simples ser humano. Mas agora já não é dessa forma que o conheço!
Paulo possivelmente antes pensava de Cristo que era um falso mestre e que foi justamente castigado.
Hoje me lembro o que eu pensava de Jesus, achava que era um revolucionário que se havia revelado contra o sistema dominante naquele tempo, Roma e por causa disso o mataram.
Era pura ignorância e desconhecimento, nunca tinha lido a Bíblia, nem sabia que era judeu, sabia que havia nascido em Belém, mas nunca associei a Israel.
Só quando ouvi o evangelho e cri, soube que Ele é Deus e que morreu e ressuscitou para me salvar do meu pecado.
Agora vivo para Ele! E tu?

Pensa nisto.

26/05/2014

2 Coríntios 5:11-12


Paulo entendia de que a Deus há que temer-lho, respeitar-lho, considerar-lho.
Paulo persuadia aos Coríntios, os queria levar a acreditar, convence-los a pôr sua fé em Deus, a que aceitassem a verdade.
Paulo dizia que Deus o conhecia bem e esperava que os Coríntios o conhecessem a ele também.
Paulo se cuidava de deixar bem esclarecido que não estava a exaltar-se ante os Coríntios. Queria que os Coríntios se sentissem orgulhosos de seus verdadeiros líderes.
Havia gente na igreja que se achava importante e tinha motivações erradas. Paulo queria que soubessem como responder-lhes.
Hoje como na época dos Coríntios sempre haverá crentes dentro das congregações que se deixarão seduzir por líderes mentirosos que falarão palavras agradáveis aos ouvidos de seus incautos ouvintes.
Mas a atitude correta é considerar e respeitar a aqueles que o Senhor estabeleceu para que cuidem seu rebanho e que através dos anos tem mostrado fidelidade e fruto. Visível ante os olhos de Deus e de muitas testemunhas, tanto crentes como não crentes.
Sempre haverá crentes que não vêm mais além da sua conveniência.

Pensa nisto.

24/05/2014

2 Coríntios 5:8-10


A preferência de Paulo e todo cristão é querer ausentar-se deste corpo e estar presente com o Senhor.
Quem tem a última palavra em relação a nossa permanência aqui na terra é Deus, Ele sabe até quando.
O único propósito que devemos ter é agradar a Deus, seja que estejamos aqui na terra ou em sua presença no céu.
Agradar a Deus deve ser uma das nossas prioridades. Como? Obedecendo-lhe.
Os cristãos nascidos de novo estarão um dia no Tribunal de Cristo.
Cada um receberá conforme foi seu comportamento, bom ou mau.
Uns receberão galardões, prémios, reconhecimento, outros ficarão envergonhados e não receberão nada.
Ninguém que esteja no Tribunal de Cristo será lançado ao lago de fogo.
Vivamos de tal maneira que tenhamos consciência de que Deus observa todos os dias nossa maneira de viver.
Hoje quando observamos aos incrédulos que vivem sem considerar a Deus e a eternidade, eles vivem da maneira que lhes apetece, sem medir as consequências.
O filho de Deus deve ser sábio e entendido, nossa permanência e atividade na terra está relacionada com a nossa mordomia daquilo que o Senhor nos confia, Ele um dia demandará acerca daquilo que fizemos, como a administramos.

Pensa nisto.

23/05/2014

2 Coríntios 5:5-7


A garantia de que isto vai acontecer é a presença do Espírito Santo dentro de nós.
Esta bênção do Espírito Santo fazia com que Paulo e os cristãos ficassem confiados, que apesar de não estar presentes com o Senhor e estar no céu a direita do Pai, também estava com eles por meio do Espírito.
Ainda que não o vemos, confiamos Nele. O cristão não anda pela aparência das coisas ou circunstâncias.
A fé é para este mundo e a vista é para o outro mundo, o celestial.
Hoje a nossa vida cristã é pela fé e não por vista. O mundo não entende a presença do Espírito Santo dentro de nós, teria que nascer de novo para ter a certeza que nós temos.
Se Deus já está a fazer uma obra em nós e por meio de nós, tenhamos por certeza de que a hora de partir desta vida o nosso espírito e alma irá a ter com Ele e na hora da sua manifestação nosso corpo será transformado, ainda que seja pó.

Pensa nisto.

22/05/2014

2 Coríntios 5:2-4


A palavra gememos, conota o sentido de suspirar, que é desejar ardentemente; ambicionar.
Desejar ser revestidos é ornar-se; tomar formas mais belas. Neste caso ser vestidos com nosso corpo celestial.
Quando fossemos revestidos, não ficaremos nus. A versão O Livro disse: Porque não seremos apenas espírito sem corpo.
Na versão O Livro disse assim:
Com efeito, enquanto vivemos neste corpo terreno sentimo-nos oprimidos e carregados. Até gostaríamos de, sem ter que despir este revestimento atual que é o nosso corpo, passar a viver na nova habitação, de forma que o mortal fosse como que adsorvido pela vida eterna.
Hoje descobrimos que há momentos por causa das circunstâncias que atravessamos que seria muito bom já estar no céu e as vezes temos esse grande desejo ardente de estar na glória.
Mas também as vezes se têm esse sentimento de que todavia não fizemos todo aquilo que nos foi confiado.
Ainda que permaneçamos um tempo mais aqui na terra, não percamos de vista de que só estamos de passagem e em algum momento estaremos com corpo novo, glorificado na presença eterna com o Senhor.

Pensa nisto.

21/05/2014

2 Coríntios 5:1


Paulo tinha a certeza de que quando este corpo mortal que é a nossa morada terrena deixasse de existir, Deus têm outra morada preparada.
A nossa casa terrena é como uma tenda de campanha, a casa celestial é um edifício eterno feito por Deus.
Hoje em Cristo sabemos que a nossa vida continua muito além da morte. Esta vida abundante se tornará em algo eterno, nunca terá fim.
A diferença entre a vida terrena e a vida celestial é que a primeira é de curta duração, a segunda é por sempre e nada, nem ninguém a poderão destruir.

Pensa nisto.

20/05/2014

2 Coríntios 4:16-18




Por isso não desfalecemos, não desanimamos, em quanto o homem exterior se desgasta, o interior vai se vivificando.
A tribulação que passamos é temporal, mas traz um grande peso de glória eterna.
A atenção de Paulo era nas coisas eternas que não se vêm naturalmente. As coisas que vemos são temporais.
Hoje aprendamos com a perspetiva que a Bíblia nos revela, todo problema por mais gravíssimo que seja tem um tempo de duração. Uma coisa está garantido, não será por toda a eternidade.
Nossa expetativa deve estar centrada na pessoa do Senhor Jesus, quem retornará em breve, um dia, não sei quando, isso não interessa. Quando o vemos desde esse ponto de vista, nossas dificuldades se tornam em desafios a superar com a ajuda do Senhor e Ele as torna mais leve.
Elevemos nossos olhos espirituais e olhemos para o glorioso que está por vir.
Pensa nisto.

17/05/2014

2 Coríntios 4:13-15


Paulo inspirando-se na Escritura disse: Cri, por isso falo.
A esperança de Paulo era que também Deus o ressuscitaria como a Jesus.
Todo o que tinha passado era para que os Coríntios e outras vidas recebessem a graça de Deus e poder dar-lhe graças a Ele por isso.
Hoje em que estás a crer, crês em Jesus Cristo como Senhor e Salvador? Sim. Então, tua boca não pode ficar fechada, duma ou outra maneira anuncia esta salvação tão grande.
Se em teu coração há certeza de que um dia teu corpo ressuscitará de entre os mortos e verás a glória de Deus face a face, então, tua boca não pode ficar fechada, tens que falar e comunicar esta boa nova.

Pensa nisto.

16/05/2014

2 Coríntios 4:11-12

Paulo e seus colegas estavam expostos a morte constantemente por sua dedicação a Jesus. E a vida de Jesus se manifestava na sua carne mortal.
A morte que atuava em Paulo e seus colegas operava neles e os Coríntios recebiam vida por causa disso.
Hoje aqueles cristãos que vivem em sociedades onde há tolerância religiosa devem viver um tipo de morte, a morte do eu, para fugir a todo comodismo que a carne constantemente exige, para que na morte do eu, possa Cristo crescer e possam transmitir a vida Dele
 Nalgumas sociedades mais intolerantes, nossos irmãos na fé dos dias de hoje estão a ser perseguidos, torturados e mortos por causa da sua fé em Cristo e por incrível que pareça isto produz um maior crescimento e encorajamento para que outros sigam ao Senhor apesar da oposição.

Pensa nisto.

15/05/2014

2 Coríntios 4:8-10

Atribulados (tormento moral) mas não angustiados (aperto).
Perplexos (não sabe que pensar ou fazer) mas não desanimados (sem ânimo, sem vontade).
Perseguidos (dar caça a) mas não desamparados (não abandonados).
Abatidos (sem forças) mas não destruídos (estavam vivos!).
Os problemas e as limitações humanas têm vários benefícios:
1.Nos lembra os sofrimentos de Cristo por nós.
2.Afasta de nós, o orgulho.
3.Nos ajuda a olhar mais além desta curta vida.
4.Prova nossa fé a outros.
5.Dá oportunidade a Deus para mostrar seu grande poder.
Veja os problemas como oportunidades!
Na versão Palavra de Deus para Todos disse assim:
Por onde vamos, nossos sofrimentos refletem a morte de Jesus, para que a vida se veja também em nosso corpo.
Hoje com a mensagem floreado que se prega em muitos lugares, podemos chegar a conclusão de que muitos pregadores e crentes não leem a Bíblia ou só talvez aqueles textos e passagens positivos e o adequam a seus interesses.
A Bíblia não é uma historinha bonita para que todo te corra bem na vida terrena e material. Ela trata sobre a salvação oferecida por Deus a uma raça pecadora e má, que nunca se salvará por si mesma.

Pensa nisto.

14/05/2014

2 Coríntios 4:7


Deus à depositado sua riqueza em nós, seres humanos limitados, como um vaso de barro que se quebra facilmente, para que Deus receba toda a glória.
Antigamente as coisas de valor se guardavam em vasos de barro.
Hoje continuamos sendo esses vasos de barro, se nos descuidamos ou desleixamos espiritualmente, acabamos quebrados, partidos.
Nossa condição frágil, nossas limitações devem levar-nos a duas coisas:
1.Confiar plenamente na obra que Deus quer fazer em nós e por meio de nós.
2.Dar toda a glória a Ele, porque apesar da nossa fragilidade, Deus habita dentro de nós, honrando-nos com a Sua Presença.

Pensa nisto.

13/05/2014

2 Coríntios 4:6




Paulo faz uma alusão de Deus quando criava a luz, assim é com aquele que aceita a Cristo.
Adquirimos o conhecimento da glória de Deus ao conhecer Cristo.
Hoje entendamos que conhecer a Deus por meio da pessoa de Cristo, só pode ser por revelação de parte de Deus.
Não há conhecimento humano, por mais elevado ou profundo intelectualmente ou filosoficamente que possa levar-nos a essa experiência do conhecimento de Deus.
Assim como Deus interveio diretamente produzindo a luz que ilumina toda a criação, a luz de Cristo nos nossos corações só pode ser gerada por Ele, mas ninguém.
Pensa nisto. 

12/05/2014

2 Coríntios 4:5




A mensagem de Paulo era Cristo e não a sua pessoa. Prontificando-se para servir a seus próximos por amor.
Hoje devemos saber separar entre a mensagem de Cristo como o centro da nossa pregação e aquilo que podem ser nossas opiniões pessoais.
Há pregadores que se esquecem de avisar que aquilo que estão a dizer é sua opinião própria sobre um determinado assunto, mas é apresentado como uma verdade absoluta, como se fosse uma revelação bíblica.
Exagerar e passar toda a pregação falando de experiências pessoais e não fundamentando seu ensino nas verdades escritas nas Sagradas Escrituras deixará a Cristo fora da pregação.
Só as Escrituras revelam o carácter de Cristo.
Pensa nisto.

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...