22/07/2014

Moisés, Um Líder Comprometido Capitulo V: Moisés e seus aliados

Êxodo 17:8-16
Existem dois tipos de batalhas, espiritualmente falando, pessoais e coletivas, e, em ambas, precisamos da ajuda de companheiros de oração.
Um exemplo bíblico de batalha pessoal foi o próprio Jesus no Getsémani (Mateus 26:36-46) e, mesmo assim ficou sozinho, não teve apoio. A passagem que lemos acerca de Moisés é mais uma batalha coletiva, porque abrangia o povo de Deus, Moisés não foi à batalha sozinho.
Em ambos os casos vemos humildade, tanto em Jesus como em Moisés, em nenhum momento eles decidiram ir à batalha, sem apoio de intercessores, reconheceram a importância do Corpo.
Creio que o tempo de Super Pastores, Super Evangelistas, Super Salmistas, etc., não está no plano de Deus para estes últimos tempos.
A visão de Deus é uma igreja unida pelos elos que unem o Seu Corpo, para enfrentar-nos o último ataque de Satanás, porque ele sabe que lhe resta pouco tempo.
Porque há quedas, crises, confusões no Corpo de Cristo? Falando especialmente de líderes, porque se comete o grande erro, e falo por experiência própria, de andar demasiado sozinhos, dando, dando, e, a maioria das vezes sozinhos, enfrentando potestades e forças do mal, descansando nas orações dos irmãos da igreja, que infelizmente a maioria estão distraídos com outras coisas.
Na experiência de Moisés, ele enfrentou um inimigo, que tinha que derrotar, senão ele o derrotaria a ele e ao povo de Deus, por outras palavras, ou destruímos ou nos destroem.
Protagonismo solitário, é uma estupidez no tempo em que vivemos, precisa-mos aliar-nos a homens e mulheres que vivam a sério o cristianismo, e, enfrentar juntos os nossos inimigos comuns.
O orgulho, a autoconfiança, a independência dos outros, a superioridade, a arrogância, o egoísmo, um coração fechado, etc., são sintomas negativos no carácter, que produz o isolamento, e cedo ou mais tarde, a derrota, da qual alguns não conseguirão levantar-se.
Tu e eu precisamos de apoio, ajuda, para a tarefa que Deus nos deu, não é para faze-la sozinho, necessitamos do Corpo, de gente ao nosso lado. Moisés, Aarão, Hur, Josué, o exército e o povo venceram, porque todos reconheceram o seu lugar e mantiveram-se juntos. Quando Moisés declinava (todos declinamos) tinha alguém a seu lado.
Deus tem colocado membros do Corpo, junto a ti? Pergunto: Porque estás sozinho, levando essa carga pesada demais?
A reposta está em ti, Deus pode dirigir-nos as pessoas certas, para juntos vencer.

A humildade é a nossa arma para derrotar a Satanás. Amém.

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...