Não pretendo descobrir América, porque já
aconteceu. Penso que os que lemos estas linhas, já limos acerca da oração,
talvez já escreveu algo relacionado ou talvez até pregou sobre ela.
Já apliquei muitas vezes princípios, métodos e sistemas propostos por pregadores ou escritores; pessoalmente já ensinei umas dicas sobre como ter uma oração eficaz, passos que devemos seguir a riscas para obter repostas favoráveis da parte de Deus e assim por diante.
Tudo isso pode ser até bom, porque normalmente é feito com boa intenção, encorajar as pessoas a orar; mas a maioria de ditas formulas só pretendem solicitar de Deus repostas que nos favoreçam a nós ou aos nossos próximos.
Pergunto: Será esse o único objetivo da oração, pedir coisas? Pode ser um aspeto importante, mas creio que a oração deve ter um maior investimento em conversar com Deus, abrindo nosso coração e não uma interminável lista de pedidos para que Ele os solucione o mais breve possível.
Não há um padrão em que se possa formatar a oração, porque todos os cristãos somos diferentes, podemos coincidir em assuntos doutrinais e perspetivas sobre o funcionamento da igreja ou ministério, mas a oração é algo íntimo e pessoal e não dá para uniformizá-la.
Cada cristão é livre para desenvolver sua maneira de orar, hora, lugar, posição, assuntos a conversar ou apresentar a Deus, devemos ser originais e únicos e não pretender imitar ou copiar as experiências dos outros, por mais ungidos que pareçam.
Particularmente já me senti pressionado e cobrando-me a mim mesmo por não orar tanto como certos pregadores e na minha ignorância pensando que se fazia igual, também teria uma unção ou manifestação igual ou melhor que eles.
Já ouvi e li pregadores dizer que oram 4 ou 5 horas por dia e por isso tem o ministério que tem. A única conclusão a que chego é que é a experiência deles e não sou obrigado a fazer o mesmo.
Vivamos nossa própria experiência de vida de oração, única, original e especial entre Deus e nós. Não nos preocupemos pelo que os pregadores ou escritores dizem ou formulam.
Deus não quer formulas, só quer passar tempo de qualidade contigo; porque por último Ele sabe de que precisas.