01/04/2015

NÃO SE METAM COM MINHA VIDA

Esta era uma frase que usei algumas vezes nos tempos da juventude, onde queria viver a minha maneira e não me importava o que os outros pensassem, pais ou sociedade, foram anos de rebeldia e de estupidez.

O ser humano é criação de Deus, além de todas as características que possuímos e que nos distingue dos animais, Deus nos deu o livre arbítrio. Isto é, a capacidade de tomar nossas próprias decisões, boas ou más. Apesar de Deus ser Soberano, Ele nos deu esta maravilhosa faculdade de escolha, mas muitos a semelhança da minha experiência vivem e agem pensando dessa maneira.

Quem pensa assim, acha que é dono e senhor do universo, que é totalmente livre para fazer o que queira e ninguém pode reclamar acerca dos seus atos, porque no fim de contas é a sua vida.

Precisamos entender bem a intenção de Deus ao dar-nos dita faculdade de escolha e podemos observar-lho naquilo que está narrado nos capítulos 2 e 3 de Génesis. Deus deu livre arbítrio a Adão e Eva, mas primeiro lhes mostrou tudo aquilo que podiam beneficiar e que faria bem a suas vidas, mas também avisou que se tomassem da árvore da ciência do bem e do mal, certamente haveria consequências.

Que fizeram? Desobedeceram e não adianta culpar a serpente (Satanás) porque seu papel só limitou-se a tentar-lhos com enganos e ilusões, mas eles usaram seu livre arbítrio para ceder a tentação e comer do fruto que não deveriam comer. Podiam haver dito não, rejeitando a proposta da serpente e usar seu livre arbítrio para escolher obedecer a Deus.

Essa história continua repetindo-se até os dias de hoje, o ser humano usa seu livre arbítrio só para escolher o que lhe traz satisfação e prazer imediato, uma atitude e ação totalmente egoísta, que não pensa nos outros, se fará sofrer ou causar dor no seu próximo; não lhe interessa, porque pensa que sua vida é só dele e ninguém pode ou deve cobrar-lhe pelos seus atos cometidos.

Pode ser que consiga por um tempo, ludibriar e fugir da responsabilidade e consequência da sua atitude independente, mas como tudo nesta vida, nada é eterno.

O livre arbítrio deve ser usado para fazer escolhas sábias, que procurem o melhor para um e para aqueles que lhe rodeiam.

Se pensas que ninguém deve meter-se na tua vida, fica sabendo que um dia, Deus se meterá contigo e terás que responder pela tua vida e essa reposta: “Não se metam com minha vida” não funcionará quando estejas diante Dele.

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...