09/06/2015

O QUE VOCÊ FAZ COM A PALAVRA QUE OUVE NO DOMINGO?

A Bíblia fala que não devemos ser meros ouvintes da Palavra de Deus, senão que devemos ser praticantes da mesma. Deus não quer teóricos, Deus quer gente que creia nele e que leve os seus mandamentos a serem vividos plenamente no dia-a-dia.

A maioria dos cristãos por causa do trabalho, faculdade, escola e outras razões válidas só podem estar na reunião principal uma vez por semana, especialmente o Domingo. Jesus também o fazia como judeu, assistiu à sinagoga a cada sábado juntamente com a sua família, durante os 30 anos até que assumiu publicamente o seu chamado e continuou a assistir às sinagogas e ao Templo posteriormente em Jerusalém, assistia também às Festas Judias.

Ele tinha uma particularidade, cada dia enquanto esteve na Terra manteve uma comunhão com o Seu Pai e diz a Bíblia que Ele fazia e depois ensinava. Os seus discípulos e seguidores ficavam admirados com o seu estilo de vida, à diferença de toda a casta sacerdotal, que não faziam nada daquilo que ensinavam e obrigavam o povo a fazer coisas que eles não praticavam.

É tão fácil tornar-se um religioso hipócrita dentro do ambiente da igreja de Cristo, porque a pessoa só se conforma com o ouvir e depois embrenha-se toda a semana em mil coisas e já nem se lembra daquilo que ouviu no Domingo, alguns até saindo do culto já nem se lembram de que assunto tratou a Palavra que se pregou.

A mensagem do Domingo vai ser entendida e aplicada por causa duma comunhão com Deus que se realiza diariamente e não se limita ao Domingo. Deve existir tempo de comunhão através da oração, leitura diária da Palavra, estudos simples mas profundos da Bíblia. Digo mais, cada crente nascido de novo deve ser um estudante da Palavra de Deus, não falo de ir a um Seminário Bíblico porque a maioria não foi chamado para isso. Mas em casa desenvolva um estudo sistemático da Palavra, sozinho ou juntamente com a família.

Quando um crente praticante da Palavra, obedece aos mandamentos do Senhor e a sua vida cristã não se limita ao Domingo ou pior ainda, só de 15 em 15 dias ou de 21 em 21 dias ou de mês a mês ou quando calha ou lhe apetece, o que se pode esperar? Assim não funciona, está-se a enganar, a viver uma vida imaginando que é cristão ou cristã.

Quem vive obedecendo e praticando diariamente a Palavra de Deus, a Palavra que ouve ao Domingo não será estranha ou alheia à sua vida, pelo contrário, ela vem a ser muitas vezes a confirmação daquilo que Deus está a instruir e ensinar diariamente.

A Palavra que ouvimos ao Domingo deve ser levada à prática, mas na Segunda-feira temos que ir novamente à Bíblia, como também na Terça, na Quarta, na Quinta, na Sexta e no Sábado.

Cristianismo não é só para de vez em quando.

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...