O ser humano criado por Deus através da história tem feito coisas incríveis, algumas delas têm sido catalogadas de obras perfeitas, seja na construção civil, nas artes, nas letras, na descoberta cientifica e assim por diante.
Mas aquilo que foi considerado perfeito no seu tempo, agora é ofuscado por algo mais perfeito, humanamente falando. O problema do ser humano é querer atingir uma perfeição aqui na Terra, mas ignorando a Deus, procurando a sua própria glória e reconhecimento dos homens. A Bíblia disse que tudo nesta vida é pura vaidade.
Perfeito segundo o dicionário significa que não tem defeito, falha ou erro, mas na verdade todo o criado tende a deteriorar-se com o passar do tempo.
Mas a Bíblia revela que a Vontade de Deus é perfeita, essa sim não tem defeito, falha ou erro e permanece para sempre. Os céus e a Terra e tudo o que há nela acabará um dia, mas a Palavra de Deus permanece para sempre. Isso significa que se nos envolvemos a realizar a perfeita Vontade de Deus em nossas vidas, as obras que realizemos elas continuarão connosco muito mais além da morte.
O fato de ser cristãos, não significa que façamos tudo perfeitinho e que tudo corra de maneira perfeita, nós também falhamos. E se falhamos devemos ser humildes para reconhecer o nosso pecado ou erro, pedir a Deus perdão e deixar que Ele enderece o nosso caminho.
Se como cristãos confiamos só em nós mesmos podemos fazer coisas imperfeitas, mas se aprendemos a confiar em Deus e deixamos que Ele oriente e instrua, fará possível que executemos a Sua Perfeita Vontade e então aquilo que façamos Nele, será perfeito, apesar de estar num mundo imperfeito.
A Vontade de Deus é perfeita, isso significa que aquilo que Deus tem reservado dentro dos Seus Propósitos para cada um dos seus filhos é perfeito, não tem defeito, falha ou erro.
Deus sabe o melhor para cada um de nós e apesar de que possamos atravessar caminhos escabrosos e complicados, Ele promete estar connosco e ajudar-nos a vencer. O que Ele espera de nós é que obedeçamos àquilo que nos instrui fazer. Porque para que a Vontade de Deus seja perfeita nas nossas vidas, precisa-se da nossa participação e cooperação para que seja feita. No momento pode haver confusão na nossa mente por aquilo que vemos com os nossos olhos naturais, mas o cristão deve mover-se com fé e obediência e confiar em Deus, porque a Sua Vontade para connosco é Perfeita.