Longevidade
Longevidade é poder ver os filhos dos teus filhos.
Existe uma regra em relação a longevidade: Honrar pai e mãe! Êxodo 20:12
Honrar a teu pai e à tua mãe é demonstrar através de palavras e ações que só surgem duma atitude interior de estima e respeito pela posição que ocupam.
Alguns filhos usam-se de mentiras, interesses próprios, enganos, abandonos, vigarizes, destruindo aquilo que os pais obtiveram com muita luta. Alguns comprometem os bens materiais dos pais, hipotecando aquilo que os pais construíram com muito suor e lagrimas; lhe levam as suas reformas para seu benefício pessoal; lhes fazem assinar documentos que lhes da direito de ficarem com as reformas e todo o património.
Onde se perdeu os valores duma palavra de compromisso? Antigamente não era necessário passar por escrito os compromissos formados, bastava um aperto de mão. Onde se perdeu a obediência quando os filhos eram chamados pelo nome? Antigamente a resposta imediata era: sim Senhor, sim Senhora, não se adiava a tarefa encarregada. Onde se perdeu os hábitos das refeições em família ao almoço ou jantar? Onde se perdeu o espírito de sacrifício por um bem comum?
Os pais davam primeiro aos filhos, ficando eles com menos. E hoje? Vivemos numa sociedade consumista, os filhos não querem sair com os pais, porque tem vergonha. Mas quem os ajudou para ir a universidade, um curso, um trabalho, a carta de condução, o carro, as roupas de marca, férias, conta poupança, viagem de finalista, boda de casamento, viagem de núpcias, telemóvel topo de gama, portátil? E tantas outras coisas. Foram e são os pais!
Alguns reclamam quando não obtém o que querem e afirmam exigindo: Não pedi para nascer! Tenho direito a ser feliz! Trepam no pescoço dos pais quando querem algo, depois os ignoram e os chamam de cotas (velhos).
Muitos filhos desprezam os conselhos dos pais porque dizem que estão desatualizados, que seus conselhos não prestam, preferem a ouvir-se a se mesmos. Muitas vezes existe uma falta de cooperação e compromisso com as despesas da casa.
A palavra grega para honra significa reverenciar, estimar e valorizar. Honrar é dar respeito, não apenas pelo mérito, mas pela posição. Filhos de todas as gerações, devem honrar a seus pais, quer seus pais mereçam ou não.
Deus nos exorta a honrar a nosso pai e a nossa mãe. Ele valoriza tanto este princípio que o incluiu nos 10 Mandamentos (Êxodo 20:12 e novamente no Novo Testamento (Efésios 6:1-3)
Em Romanos 1:30 e 2 Timóteo 3:2 descrevem a característica de muitos filhos nos dias de hoje: desobedientes aos pais.
Jesus quando esteve na terra submeteu-se a seus pais terrenos e ao Seu Pai Celestial. Lucas 2:51; Mateus 26:39 Se ainda tens a teus pais, valoriza-os, incluindo teus sogros, que também é uma maneira de respeitar a teu conjugue; passa mais tempo com eles, ainda que repitam às vezes as mesmas coisas. Se não fazes isso, um dia pode ser muito tarde e não vai dar para recuperar essa oportunidade, porque já partiram.
Não te esqueças que este é um mandamento com promessa para ter uma vida longa. É isso pode acontecer porque no teu tempo soubeste honrar e respeitar a teus progenitores.
Evangelista Manuel António