Você sabia que a Deus não lhe agrada os inconstantes, os indecisos, os de duplo ânimo, que um dia dizem sim e noutro dia dizem não. Há uma palavra que usamos para definir as pessoas que são assim: Nem!
Nem sim, nem não! Parecem aqueles que a Bíblia define como mornos, aos quais o Senhor vomitará, preferindo antes aqueles que dizem sim ou não, porque no fim de contas já se posicionaram, o sim ou não.
Pode haver momentos nas nossas vidas ante os desafios que se apresentam que não tenhamos uma certeza do que fazer, que decidir, mas isso é outro assunto muito diferente dos indecisos, dos indefinidos. Quando nos encontramos num momento de incerteza o melhor que devemos fazer como cristãos é orar e buscar a orientação do Espírito Santo, que certamente nos guiará a decisão certa, porque Ele nunca se equivoca.
Nunca devemos ficar divididos e envolver-nos mentalmente e emocionalmente entre sim e não, porque isso só nos enfraquecerá espiritualmente, além de afetar àqueles que nos rodeiam e que esperam um posicionamento da nossa parte. É difícil confiar numa pessoa inconstante, que um dia é sim e noutro dia é não.
Jesus ensinou que o nosso sim deve ser sim e o nosso não deve ser não, posteriormente na epístola de Tiago é reforçada esta verdade. Deus através do profeta Elias confrontou a nação de Israel por estar dividida entre Ele e os deuses pagãos, porque o coração deles estava dividido e apesar de verem o poder de Deus isso não mudou muito sua inconstância.
Uma pessoa inconstante não chega a lado nenhum, a sua indefinição afetará a ela mesma e àqueles que o/a rodeiam. Deus quer que sejamos firmes nas nossas decisões. Não pretendo dizer aqui que deves fazer ante a situação que enfrentas no dia de hoje, se a tua posição deve ser sim ou não, porque cada caso é um caso e ninguém melhor que a própria pessoa envolvida para saber que decisão e posição tomar.
Mas uma coisa posso afirmar à luz da Palavra, que Deus quer que sejas um crente definido nas tuas opções, que assumas uma posição, seja ela sim ou não, não manter uma posição variável, inconstante, porque influenciará o teu crescimento espiritual e como pessoa.
As pessoas podem não concordar com todas as nossas decisões, podem achar que devias haver dito sim em vez de não ou vice-versa. Mas uma coisa entendi através dos anos, não se pode agradar a gregos e a troianos e que as pessoas acabam respeitando-nos por causa do nosso carácter firme e definido e porque sabemos manter as nossas decisões, seja sim ou seja não.