04/11/2015

SERVIR A DEUS POR OBRIGAÇÃO

Será correto servir a Deus por obrigação? Penso que não e possivelmente a maioria daqueles que leem estas linhas concordem comigo.

Quando digo servir a Deus podemos alargar a ideia a ter que ir à Casa de Deus por obrigação. Vou procurar passar algumas situações dentro do ambiente cristão que podem tornar-se uma obrigação.

Podemos encontrar familiares que são obrigados a ir à Casa de Deus porque a maioria professa a fé cristã e vê-se mal que um determinado familiar não participe das reuniões, não há um interesse em saber se é salvo ou não e a pessoa vê-se obrigada a agir como cristão sem sê-lo.

Já vi pais querer que os filhos deem os dízimos ou vice-versa sem que a pessoa entenda o porquê de participar com as suas ofertas e acabam a dar de má vontade, porque foram obrigados a dar.

Também encontramos pessoas que participam nalguma área de serviço dentro da igreja porque têm alguém interessado em que se envolva nas atividades da igreja, porque se não o faz, acabará no mundo e então é obrigado a fazer algo que não quer ou não entende para que fique na igreja e não se perca. Aqui já não é Deus que salva é o próprio irmão ou irmã que quer salvar alguém obrigando-o a fazer algo.

Há pais autoritários que obrigam os filhos a orar e ler a Bíblia, sem que tenham tido um novo nascimento. Sabemos que tudo isso é bom, porque somos salvos e nos alegramos com as coisas de Deus, mas quem não é salvo não entende e para muitos é uma imposição, um fardo imposto por familiares ou amigos bem-intencionados, mas na verdade estão a obrigar o seu próximo a ser crente, quando na realidade não o é.

Às vezes filhos de líderes são obrigados a manter uma conduta que condiga com a posição dos pais e o rapaz ou rapariga não são salvos e são obrigados a agir como se o fossem.

Pode haver outras formas de obrigar as pessoas a fazer algo que não entendem ou não querem. Deus fez o ser humano com capacidade de tomar decisões, chama-se livre arbítrio, a capacidade de fazer escolhas. Claro que quando são pequenos cabe aos pais ou tutores tomar as decisões mais convenientes a favor deles e devemos apresentar-lhes o evangelho da forma mais adequada de acordo com a sua idade e esperar na obra do Espírito Santo que é quem convence.

Creio que tudo o que se faz para Deus seja na Sua Casa ou fora dela deve ser feito com um coração voluntário, ninguém deve sentir-se obrigado a servir a Deus duma ou outra forma.

Se fazemos as coisas por obrigação, não terão valor ante os olhos Dele, só servirá para agradar aos homens.

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...