14/12/2015

A COLUNA DE NUVENS DE DIA E DE FOGO À NOITE

Ao deixar Sucote acamparam em Etá à entrada do deserto. O Senhor conduzia-os de dia por meio de uma nuvem em forma de coluna a qual de noite se tornava em fogo.

Desta forma podiam deslocar-se tanto de dia como de noite. Nunca aquela coluna de nuvem e de fogo os deixou, fosse de noite, fosse de dia. Êxodo 13:20-22

Particularmente já atravessei o deserto pela estrada pavimentada, que não é igual a atravessá-lo em camelo ou a pé. Os israelitas precisavam duma orientação, porque sem ela pereceriam no deserto.

Esta coluna de nuvens de dia e de fogo pela noite tinha como propósito principal de indicar o caminho a seguir segundo o propósito de Deus. Quando parava era para acampar e quando se movia, seja em direção ao norte ou ao sul, o povo de Israel movia-se.

A coluna de nuvens de dia servia para proteger o povo de Israel do inclemente sol do deserto e a coluna de fogo na noite servia para aquecer o povo, devido ao inclemente frio e baixa temperatura que se sente no deserto. Esta manifestação milagrosa de Deus tinha como propósito preservar o seu povo das inclemências das temperaturas altas durante o dia e as temperaturas baixas durante a noite, além de afastar os animais próprios do deserto.

Preservar conforme os seus propósitos é a vontade de Deus para com seu povo. Hoje a maioria de nós vivemos em cidades, em casas, usamos carros particulares ou transportes públicos. Se é verão temos ventiladores e se é inverno temos aquecedores e quem não tem usa cobertores; vivemos noutra época onde existem muitos meios que tornam a vida mais cómoda.

Mas nenhuma das comodidades que tenhamos será um orientador e protetor para a nossa vida. Duma maneira figurada também atravessamos os nossos desertos na vida, momentos em que a confusão, a crise, a oposição e tantas outras coisas contrárias se instalam e nós como filhos de Deus precisamos duma indicação, uma orientação e proteção contra o mal que se levanta.

Hoje Deus não usa mais a coluna de nuvens de dia ou de fogo à noite. Hoje Deus enviou o Seu Santo Espírito que nos guia e guiará pelo caminho que devemos percorrer, Ele estará todos os dias connosco e nunca se afastará, a não ser que o contristemos ou nos afastemos nos nossos próprios caminhos e caprichos.

Mas se somos da geração dos obedientes o Espírito Santo nos guiará dia e noite na nossa caminhada e nos indicará a atitude e ação certa para que sempre estejamos no centro da Vontade de Deus.

Assim como Deus guiou a Israel pelo deserto com uma coluna de nuvens de dia e de fogo de noite, assim Deus guia-nos hoje, dia e noite através do Seu Espírito.

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...