Vou iniciar uma série de comparações em relação à igreja com instituições que fazem parte de qualquer nação da Terra. Não digo que a igreja seja um hospital literalmente ou qualquer outra ilustração que utilizar, senão mas bem como uma figura que ilustra a sua operação neste mundo.
O mundo está cheio de gente doente, talvez você esteja a ler estas linhas e encontrar-se doente, enfermo ou talvez convalescente depois duma enfermidade ou operação realizada no seu corpo. Também existem pessoas que têm doenças do foro mental, emocional e estão a ser atendidas por especialistas na área da psicologia ou psiquiatria e também podemos encontrar pessoas que estejam a atravessar tratamentos agressivos, seja quimioterapia ou outros por causa de cancros.
Quando Jesus ministrava era abordado por multidões de pessoas doentes, inclusive pessoas que eram atormentadas por espíritos malignos que provocavam todo o tipo de doenças e males nos seus corpos e mentes. Jesus na sua ação misericordiosa estendia a Sua Mão para curar e sarar os doentes, hoje continua a agir da mesma maneira através da sua igreja.
Por isso digo que a igreja é como um hospital. Quando digo igreja refiro-me neste contexto à congregação local onde se reúne a igreja, o conjunto de homens e mulheres que aceitaram a Cristo e nasceram de novo. Deus usa o seu povo como um instrumento do Seu Poder e através das nossas vidas cura, sara, liberta e trata todos os doentes que se aproximam a Ele.
Quando decidimos aproximar-nos a Deus buscando uma cura para o nosso corpo ou alma, o Espírito Santo levar-nos-á a vincular-nos com os crentes em Cristo.
Deus é Poderoso para sarar-te lá em casa sem necessidade de vincular-te com crentes ou ir a uma igreja local? Sim. Mas, ficarás curado e sozinho e por vezes os teus familiares ou amigos próximos não entenderão a tua experiência espiritual e a tua cura divina e acharam que estás a disparatar, porque o homem natural não discerne o espiritual, mas os crentes em Cristo sim.
O problema básico do ser humano é o pecado, que pode ser ilustrado como uma doença espiritual que só o Médico dos médicos pode curar, Cristo. Cristo tem os seus doutores, enfermeiros, assistentes que são parte da sua igreja, os filhos de Deus e a congregação local é como um hospital, onde você pode acudir doente ou talvez à porta da morte, mas na igreja local encontrará o Médico e todos os seus assistentes que te apoiarão e ajudarão a superar a situação que atravessas.
A igreja é como um hospital.