01/12/2015

COBIÇA

Cobiça significa o desejo veemente de conseguir alguma coisa; ambição; avidez. Na Bíblia quando fala dos Dez Mandamentos está incluído o seguinte: Não cobiçarás a casa do teu próximo; não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.

O ser humano sem Deus é tão ambicioso e egoísta que só pensa em si mesmo e às vezes acontece com alguns cristãos também, que não mantém uma comunhão saudável com Deus e com o seu próximo. Deus pôs-nos a cada um de nós como seres humanos debaixo do mesmo sol, isto significa um mundo de possibilidades, mas dependerá de cada um o que fará com a sua vida.

Devemos lutar pelas nossas próprias coisas e se somos cristãos entender o que Deus quer que desenvolvamos durante os anos da nossa vida e Deus proverá o que for necessário. Já falámos acerca da importância de ser gratos a Deus para com tudo aquilo que põe nas nossas mãos, não precisamos olhar para o vizinho e querer o que ele ou ela tem para nós, porque cairemos no pecado da cobiça.

Já vi crentes cair nesse pecado, querer cobiçar o trabalho do seu próximo que com tanta dedicação e luta o obteve, porque acham que são merecedores ou acham-se que são melhores e usam esses argumentos para cobiçar e roubar o que não lhes pertence.

Se a cobiça está incluída nos Dez Mandamentos é porque Deus sabe que será uma tentação presente na vida do ser humano, querer o fruto do próximo. Ser tentado não é pecado, mas também creio que não deveria ser um pensamento que permaneça na mente de ninguém e menos num cristão, deve ser expulsa toda ideia de cobiça o desejo de algo que pertence ao teu próximo.

Trabalhemos pelo que é nosso e cuidemos aquilo que o Senhor nos confia. Poderá haver pessoas que cobicem coisas que nós temos? Haverá. Mas esse não é problema nosso é deles. O que interessa a Deus em relação ao seu povo que se chama pelo Seu Nome é que não deve nem considerar essa possibilidade.

A Bíblia e a vida estão cheias de testemunhos de pessoas que nasceram com limitações ou sem nada e dali construíram uma vida próspera. Esse é o desejo de Deus, que cada um se realize nesta vida e trabalhe para conseguir os seus objetivos espirituais primeiramente, familiares, profissionais, em tudo aquilo que lhe tocar fazer nesta vida, não precisa desejar veemente o que o seu próximo tem, senão que trabalhe pelo que lhe diz respeito.

Deixe o seu próximo com o que é dele e respeite-o, o que é dele não faz parte do teu território. Não cobiçarás!

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...