Depois Moisés levou o povo do Mar vermelho em direção ao deserto de Suri e andaram naquela região três dias sem acharem água.
Chegaram a Mara, encontraram água mas não podiam beber porque era amarga; dai o nome do lugar que quer dizer amargo.
O povo virou-se contra Moisés. “E agora, vamos morrer de sede? Moisés clamou o Senhor por ajuda; e o Senhor mostrou-lhe uma certa árvore, da qual cortou um pedaço que lançou nessa água; e tornou-se assim boa para beber.
Foi ali mesmo que o Senhor lhes fixou as seguintes condições, para provar a sua vontade em segui-lo: “Se estiverem decididos em obedecer à voz do Senhor vosso Deus e a fazer o que for recto, e seguirem atentamente os seus mandamentos e leis, guardar-vos-ei de todos os males que mandei ao Egito; porque eu sou o Senhor que vos sara.”
Viram a Elim, onde havia doze fontes e setenta palmeiras, e acamparam ali perto da água. Êxodo 15:22-27
Na vida vamos encontrar dissabores e coisas que podem produzir amargura e acabar murmurando como fez o povo de Israel por causa das águas amargas.
O que fazermos com amargura que quer brotar no coração, vai depender da atitude que o filho de Deus tenha, ou deixa que ela assente no seu coração ou mantém ela longe do seu coração e espera em Deus, porque a sua confiança está Nele. Virar-se amargamente contra o líder não é uma atitude correta, assim como fez Israel, acabavam de ver o poder de Deus no Mar Vermelho e quando ouve falta de água consumível, começaram a murmurar contra Moisés, que na verdade é contra Deus.
A amargura leva à murmuração e por mais que apontem ao líder, aos irmãos, a culpa é só do próprio individuo, que deixou esse sentimento gerar-se dentro dele. A nossa vida como cristãos, como filhos e filhas de Deus está nas suas mãos, Ele nunca prometeu que o caminho seria fácil, o que prometeu foi que estaria connosco todos os dias e que tomaria conta de nós.
Para Deus nada é impossível, Ele é poderoso para transformar uma situação amarga em doce. Não quer dizer que não haja dor por causa daquilo que afetou sua vida, mas ficar amargo e murmurando nunca trará nada bom para si.
Deus mudou a situação, foi um milagre, como um pedaço de madeira adoçou as águas, assim também uma pequena intervenção de Deus no momento certo, mudará toda a situação potencialmente amarga em potencialmente saudável.
Depende de si!