26/02/2016

ACABANDO A CARREIRA

A Bíblia usa a ilustração dos corredores das maratonas, que treinam e esforçam-se por chegar à meta e receber a honra. Os jogos olímpicos cumprem esse objetivo, cada país envia os seus melhores atletas de diferentes modalidades para ver se chegam ao primeiro lugar e recebem a medalha de ouro, também para alguns competidores chegar a estar entre os primeiros é motivo de orgulho e satisfação, porque veem o seu trabalho de preparação recompensado.

Como cristãos que aceitamos a Cristo como Senhor e Salvador, a partir desse momento inicia-se uma carreira, a carreira cristã, onde vamos encontrar muitos obstáculos, onde será exigido um tipo de conduta e comportamento que agrada a Deus, onde será exigida uma vida disciplinada para ver frutos reais.

A sociedade nos dias de hoje quer resultados imediatos, por isso no âmbito dos atletas surgem às vezes fraudes, porque os atletas usam substâncias que fazem com que a sua força aumente fora do normal. Uma vez aconteceu numa competição a nível mundial, um corredor de maratona tomou um atalho e encurtou a distância e chegou primeiro, recebeu a medalha e toda a honra, porém mais tarde as gravações colocadas em diversos pontos da cidade, mostraram-no a desviar-se do caminho oficial, foi uma vergonha para ele, para a sua família e para a sua nação, perdeu todo o crédito e respeito.

Na vida cristã às vezes acontece este tipo de situações, cristãos que querem ser famosos, reconhecidos, querem que as suas façanhas fiquem registadas e tornam-se muitas vezes pessoas sem escrúpulos, com tal de atingir a fama e a riqueza ao custo que for.

No cristianismo bíblico não dá para procurar atalhos, nem fazer trafulhices, Deus está a assistir a cada momento da nossa vida e Ele só honra a quem lhe honra.

Cada cristão tem um caminho específico a percorrer e a Bíblia diz que corramos com paciência a carreira que está diante de nós, a nossa meta é Cristo. Todos os que nascemos de novo chegaremos lá, não é necessário fazer coisas incorretas.

Normalmente alguns fazem essas coisas porque acham que é duro demais e procuram aliviar ou fugir da responsabilidade. Mas, Deus sabe o que é melhor para cada um dos seus filhos e se Ele nos leva por um determinado caminho, é para que cumpramos um determinado propósito e plano desenhado por Ele, é esse caminho que Ele deseja que corramos, não é outro, porque podemos fazer a nossa própria escolha de qual caminho percorrer e podemos desviar-nos do caminho que Deus tem e ficar a perder. Não se perde a salvação, mas perdemo-nos do caminho pelo qual Deus quer que corras e acabamos correndo por um caminho que é nosso e não aquele que Deus planejou.

Que possamos aprender com o apóstolo Paulo, chegou ao fim dos seus dias e estava satisfeito consigo mesmo, porque havia cumprido tudo aquilo que lhe fora confiado e acabava a sua carreira cristã com consciência tranquila. Que assim seja connosco!

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...