(Personagens da bíblia)
Abraão depois de haver derrotado os seus inimigos que levaram a seu sobrinho Ló e família retornou a seu lugar onde morava e no caminho lhe saiu ao encontro o rei de Salém.
Este também era sacerdote do Deus Altíssimo e veio ter com Abraão trazendo-lhe pão e vinho e abençoou com toda bênção do Senhor. Tudo isto aconteceu muito antes de Moisés e a Lei que o Senhor entregou a ele para que a ensinasse a Israel. Nessa Lei estabelecia-se a tribo de Levi como responsável pelo exercício sacerdotal e para que se ocupasse do culto a Deus.
Melquisedeque não fazia parte dessa linhagem sacerdotal. No Novo Testamento o Senhor Jesus é revelado como o Sumo-sacerdote que oficiou um único e suficiente sacrifício que agradou a Deus e que nos abriu a porta para a salvação. Jesus não procedia da tribo de Levi, senão, da tribo de Judá. A sua obra inaugurou um novo sacerdócio, o celestial e não sujeito à limitação do sacerdócio levítico.
Melquisedeque é uma figura do Sumo-Sacerdote que é Cristo nos dias de hoje. Na verdade a Bíblia não revela a sua origem, só o introduz. Melquisedeque quando se aproximou de Abraão para abençoá-lo, trouxe-lhe duas coisas: pão e vinho, que são os mesmos elementos que Jesus compartilhou com os seus discípulos antes de ser preso.
O pão simbolizando o seu corpo que seria moído pelo nosso pecado e o seu sangue que nos limpa de todo o pecado e impureza e que foi derramado até à última gota.
O Velho Testamento são sombras e figuras do porvir. Este rei e sacerdote de Salém e que mais tarde seria chamada Jerusalém, que foi onde Jesus morreu, é uma figura, uma antecipação que Abraão teve sobre a obra que o Sumo-sacerdote, da linhagem sacerdotal de Melquisedeque faria em nosso favor. Cada vez que celebramos a Ceia do Senhor fazemos memória daquilo que Jesus fez a nosso favor.
Hoje como igreja de Cristo somos parte do real sacerdócio como povo de Deus, cujo objetivo é adorar e louvar ao Senhor, ministrando-lhe a nossa adoração e devoção e temos a responsabilidade de ministrar ao povo as verdades divinas reveladas nas Santas Escrituras.
Melquisedeque é um personagem da Bíblia que apareceu diante de Abraão, o qual reconhece-o como um sacerdote do Deus Altíssimo, ao qual entregou os seus dízimos do botim que havia adquirido ao derrotar os seus inimigos, com a ajuda e graça do Senhor e honrou-o ao apresentar sua oferta e entregá-la nas mãos de Melquisedeque.
Que cada situação da nossa vida, seja um vitória ou que estejamos ante uma batalha nos leve a procurar o Sumo-Sacerdote, Jesus Cristo, o qual intercede dia e noite em nosso favor.