Há muitas coisas que fazem perder o sentido da vida, tornando-a, insipida e cheia de dissabores. Penso por exemplo, quando um casal apaixonado e que vivem os primeiros anos ou muitos anos juntos e por diferenças, problemas ou outros interesses, acabam a relação a qual juraram manter até o dia da morte e toda a família, próxima e mais alargada sofre, como os amigos e colegas próximos.
Podemos imaginar pessoas que iniciam projetos de trabalho ou negócio e um dia por causa das crises que abalam o mundo os afeta de maneira pessoal e toda fonte de sustento desaparece e o panorama futuro torna-se incerto.
Aquelas pessoas que sofrem a perda dum ser querido, seja por acidente, enfermidade ou por qualquer outro motivo, que separa o permanecer juntos e todos os sonhos em conjunto desaparecem e fica a sensação horrível de que nada se pode fazer para reverter essa situação.
Temos também as guerras, as crises financeiras, o abuso físico, psicológico, a violência, etc. Todas essas coisas podem levar a qualquer um a perder o sentido da vida e achar que nada tem sentido e que não adianta continuar lutando nesta vida.
Esperar a plena felicidade e o sentido da vida e realização desde a perspetiva humana, pode ser algo frustrante, porque o ser humano é egoísta por natureza e mais cedo ou mais tarde porá os seus interesses em primeiro lugar. Até aqueles que não são egoístas e inclinam-se a procurar ajudar os outros e entregam-se de maneira abnegada, muitas vezes acabam desapontados e desanimados, porque aqueles a quem dedicaram tempo e esforço pra ajudá-los, acabam por trair-los e toda dedicação parece um esforço inútil e sem sentido.
Creio que todos já sentimos essa sensação de que a vida não tem sentido.
Mas, existe um sentido de vida desde uma perspetiva divina. Deus é honesto para mostrar-nos que a vida só de por si, sem Ele pode tornar-se sem sentido. É importante que entendamos o real sentido da vida, fomos criados por Deus e fomos criados para viver em harmonia e comunhão com Ele. Humanamente é impossível, mas Cristo veio para construir um caminho que nos leva a Deus. Deus tem um propósito e plano para cada um dos seus filhos e filhas para que o realizemos enquanto vivemos nesta Terra e Deus tem um destino, uma morada eterna, o Céu, onde moraremos eternamente com Ele e seremos parte dessa eternidade com os propósitos que Deus tenha para aquela vida eterna.
Viver esta vida só desde o ponto de vista humano, sem Deus, pode levar-nos a perder o sentido da vida, a razão por que estamos aqui, não entender para que vivemos, pode ser algo frustrante. Mas, viver desde a perspetiva da revelação de Deus, ainda que atravessemos alguns momentos frustrantes e confusos, o Senhor nos consolará e ajudará e ainda que algumas coisas não tenham sentido, viveremos dentro do sentido da vida que Deus nos dá em Cristo Jesus, que não limita-se só ao plano humano.