11/05/2016

FERIDA EMOCIONAL


Na mesma forma de que durante a nossa passagem por esta vida sofremos de feridas físicas, algumas mais graves que outras e creio que não haverá um ser humano na história que nunca passou por isso, assim também penso que todos nós nalgum momento sofremos ou estamos a sofrer de alguma ferida emocional.

Quando menciono ferida emocional, falo daquelas situações em que nossas emoções ficam afetadas por alguma coisa que feriu nossos sentimentos e emoções, na alma do ser humano. O ser humano é composto de três partes segundo a Bíblia: espírito, alma e corpo. Tanto crentes como não crentes podem ser afetados, feridos emocionalmente.

Uma ferida emocional produzida ou provocada num individuo pode levar-lho até o extremo de auto destruir-se, entrar num estado de depressão aguda, sofrer de desequilíbrio mental e emocional, onde seus sentimentos, emoções e pensamentos ficam tão descontrolados que perde a noção da realidade e seu análise das coisas passa a ser totalmente subjetivo. Alguns recorrem a ciência procurando uma solução, seja com terapias, medicamentos, outros refugiam-se no álcool, drogas, sexo, etc.

Infelizmente, muitos se perdem pelo caminho e aquelas soluções humanas, não chegam a atingir a raiz do problema, podem aproximar-se e descobrir a causa, mas estamos a falar de usar técnicas ou medicamentos para tratar de curar a alma. Não creio que exista remedio produzido quimicamente que possa sarar uma ferida emocional, não se trata duma ferida física ou doença física.

A Bíblia que é a Palavra de Deus revela-se como uma espada cortante que penetra até o mais profundo do interior do ser humano, até a separação da alma e o espírito. Só Deus pode penetrar profundamente, a ciência não chega a esse ponto, mas Deus si! Se Deus tem o poder para salvar e dar-nos uma nova natureza, não terá poder para sarar as feridas emocionais que possam surgir na nossa alma?

Poderia enumerar um sem fim de razões ou fatores que produzem feridas emocionais, até uma rejeição feita por um ser querido, familiar ou não pode provocar uma lesão emocional na pessoa e se ela não conhece a Deus, nunca o considerará como Alguém que pode curar-lho internamente e às vezes acontecerá que nem os próprios familiares o entenderão.

Cada ser humano é diferente em relação a sua reação ante algo ou alguém que provoque uma ferida emocional, para alguns parecerá algo insignificante ou indiferente, mas para aquele que a sofre pode parecer o fim do mundo.

Amigo, crente ou não, desafio-te a considerar e confiar em Deus para deixar-lho atuar no mais íntimo do teu ser, ali onde nem tu, nem ninguém conseguem chegar. A própria ferida emocional é um obstáculo para andar saudavelmente; mas, Deus é um Deus poderoso para intervir, para curar-te, para por o balsamo e o carinho que precisas para ser restaurado plenamente.

Não continues sozinho com essa ferida emocional, acode a Deus! 

pr. Carlos Arellano

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...