31/05/2016

HOMEM NATURAL


Todos os seres humanos que nascem são considerados segundo a Bíblia homens e mulheres naturais. Quando digo natural baseio-me na descrição que o apóstolo Paulo referiu-se às pessoas que não têm Cristo, que nunca nasceram de novo; portanto, não têm uma união espiritual com o seu Criador, por meio de Jesus Cristo.

O homem ou a mulher natural podem ter uma religião e viver debaixo de padrões filosóficos a seu critério, porque na verdade todo o ser humano é livre para crer o que quiser, como também optar por não acreditar em Deus e nós como cristãos não devemos escandalizar-nos, porque nós também tivemos a nossa maneira de viver e pensar antes de conhecer a Deus.

O apóstolo Paulo ensinando acerca do homem natural disse que ele ou ela não percebe as coisas do Espírito de Deus, porque precisam ser discernidas espiritualmente, precisamos da ajuda e presença do Espírito Santo dentro da nossa vida. A religião não provê isso, porque se baseia em ações externas, em rituais, cerimónias e obras, pretendendo agradar a Deus e tratando de chegar a Ele.

O ser natural por mais obras que realize nunca chegará a Deus, porque o pecado que mora dentro dele, impede que isso suceda. O ser natural precisa entender e aceitar que o único que pode salvá-lo é Cristo. Porque apesar de Cristo ter nascido duma virgem, Maria, foi concebido pelo Espírito Santo, para que a semente que foi posta no ventre de Maria fosse santa e sem pecado, que seria o contrário no caso de José, marido dela haver depositado sua semente.

Isto permitiu que Jesus vivesse uma vida santa e justa e sem pecado desde sua conceição até o último momento de vida e assim poder levar sobre si o nosso pecado como seres naturais. Sem Cristo dentro dos nossos corações continuamos sendo pecadores e morreremos nessa condição senão nos arrependemos e nos reconciliamos com Deus, por meio de Jesus Cristo.

O ser natural não entende as coisas espirituais, porque precisa que o Espírito Santo habite dentro dele e então será ensinado pelo Espírito, porque uma das suas funções é guiar ao crente em Cristo a toda verdade, usando-se da Palavra de Deus. O ser natural pode ler a Bíblia, mas só com a ajuda do Espírito Santo as palavras que estão escritas nela se tornaram vivas e eficazes. Durante uma ano como ser natural, li a Bíblia e confesso que não entendi nada, até o dia que alguém me pregou o evangelho, usando a Palavra e cri. Foi a partir desse momento que a minha condição de homem natural passou para o homem espiritual, onde Cristo tornou-se real na minha vida e as palavras da Bíblia cobraram vida.

O homem ou a mulher natural podem experimentar religião, filosofias, boas obras e todas as formas que quiser fazer para intentar chegar a Deus, mas nada de isso servirá, não digo que seja mau, mas não passaram de intentos humanos para querer ser espiritual.

O homem natural só será homem espiritual quando aceitar a Cristo como Senhor e Salvador da sua vida. Não há outro caminho ou forma!

pr. Carlos Arellano

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...