Aqui no planeta Terra não creio. A Bíblia fala que haverá uma vida sem problemas quando moremos na eternidade, no Reino Eterno de Deus, onde não haverá choro, morte, dor, etc.
Jesus explicou a seus discípulos e a nós no dia de hoje que nesta vida, seja curta ou longa de duração surgirão problemas, alguns mais graves que outros. Posso atrever-me a afirmar que todo aquele que lê estas linhas já atravessou algum problema na sua vida e possivelmente enfrentará outros no futuro. Aqueles que recusem a salvação oferecida por Deus através de Cristo, seus problemas o acompanharão além da morte e não encontrarão solução nesse caso, será algo irreversível.
O ser humano é um ser inteligente, pensante, por isso, quando surgem problemas, dificuldades, procura uma solução e não precisa ser cristão para solucionar os problemas que surgem. A diferença com um incrédulo é que este não tem o apoio de Deus e descansa em sua própria força e inteligência, deixando a Deus de fora. Apesar que soluciona algum ou muitos problemas, só é a nível horizontal, porque o ser humano tem um problema vertical, o pecado que mora dentro dele e se Deus não intervém verticalmente, de cima para baixo, o ser humano ficará nessa condição eternamente e como já disse, será algo irreversível.
Todas as propostas que procedem da religião ou alguma filosofia propagada por alguém, sobre a possibilidade de viver esta vida sem problemas é uma utopia, uma mentira, uma ilusão, inclusive aqueles que se retiram da vida normal e afastam-se a um lugar retirado, tipo mosteiro, convento ou algo pelo estilo, levam seus problemas consigo. Não é afastando-nos do mundanal ruido da vida que conseguimos libertar-nos dos problemas que nos assediam, porque surgirão outros de tipo diferente.
Toda a criação geme a causa do pecado do homem e anela por uma solução definitiva, que só acontecerá quando se estabelecer o reino Eterno de Deus, depois do Dia de Julgamento, onde cada um receberá o que merece.
A vantagem do cristão em relação ao incrédulo é que nos temos a presença do Espírito Santo em nossas vidas e isso nos possibilita de poder ter Sua orientação até nos problemas mais simples que surjam, quanto mais naqueles que são duma envergadura maior. O Espírito Santo nos guiará a toda verdade e isto aplica-se também para que encontremos soluções corretas ante os olhos de Deus para os problemas que surgem e não procuremos soluções fáceis e escapatórias, que só provocaram que o problema se perpetue ou pior ainda, se agrave ou tome outros contornos que o podem tornar impossível de solucionar e tenha-se que sofrer consequências dolorosas e irreversíveis.
Não basta solucionar problemas, há que saber solucionar-lhos de maneira correta, a maneira de Deus, ser vencedores como o foi Jesus.
“No mundo tereis aflições, problemas, mas tende bom ânimo, Eu venci o mundo”. Uma vida sem problemas não existe!
pr. Carlos Arellano