“O princípio da sabedoria é o temor de Deus” conforme está escrito na Sagrada Escritura. Faremos muito bem em considerar a Deus em nossas vidas, porque isso nos tornará em pessoas sábias e entendidas nos assuntos da vida espiritual primeiramente e também nos assuntos terrenos.
Há três tipos de sabedoria, duas beneficiam e uma causa só desgraça e destruição. Começarei pela parte negativa, sabedoria diabólica. A Bíblia descreve a Satanás como alguém que planeia, arquiteta astutas ciladas, emboscadas contra a criação de Deus e especialmente contra seus filhos, para que caiam nelas e sua vida não consiga avançar nos propósitos de Deus.
A sabedoria diabólica, usa a inteligência, mas no sentido negativo, porque sua intenção é roubar, matar e destruir. Não existe nada de bondade e amor em dita sabedoria. Sua intenção é mesmo levar ao ser humano a pecar e desviar-se dos caminhos de Deus. Quem obedece e segue dita sabedoria, escolherá um caminho de morte, que esse é o objetivo de Satanás.
Existe também a sabedoria humana, a capacidade do ser humano de usar sua inteligência e conhecimento adquirido para transmitir a seus semelhantes sabedoria. Se ela é usada para servir a seu próximo, terá uma boa contribuição para a sociedade. Por exemplo, na área da medicina, aqueles que estudam e investigam como ajudar ao próximo a curar-se das doenças que o atingem. Na área de governo, existem indivíduos, tanto homens como mulheres que são sábios na sua administração e só procuram o bem-estar das pessoas, todas suas intenções é querer fazer o bem na medida das suas possibilidades. Também na sabedoria humana encontraremos pessoas que usam sua sabedoria para fazer mal, muitos deles tornam-se instrumentos nas mãos de Satanás e causam só dano e prejuízo. É uma sabedoria desperdiçada, usada só para interesses mesquinhos e egoístas.
Por último está a sabedoria divina a qual é a mais importante e que devemos procurar-lha a tudo custo. Esta sabedoria procede do mesmo coração de Deus e só tem como propósito ajudar-nos na nossa caminhada por esta vida, não só a nós, senão também aqueles que nos rodeiam, que serão beneficiados com nossa sabedoria.
Deus convida a seus filhos a buscar a sabedoria que vem de parte Dele e que não nos conformemos mantendo uma posição acomodada. Precisamos sabedoria para enfrentar situações difíceis que surgem ante nós e não sabemos como agir, então, peçamos a Deus sabedoria, que Ele nos dará em abundância, porque Deus quer que sejamos sábios, considerando-o a Ele primeiramente, antes que todas as coisas e procurando sua sabedoria para enfrentar e vencer todas as situações que enfrentamos e que venhamos a enfrentar.
Todo começa com a busca de Deus e deixar que Ele seja a prioridade da nossa vida, que ocupe o primeiro lugar em nosso coração. Quando Deus esteja presente em nossa vida, a sabedoria que vem do alto, manifestar-se-á em nós e trará benefício a todos aqueles que andam connosco.
pr. Carlos Arellano