07/10/2016

A MENSAGEM PARA A IGREJA EM ESMIRNA


“Ao anjo da igreja em Esmirna escreve: Isto é o que diz aquele que é o primeiro e o último, que foi morto e voltou a vida. Eu sei tudo o que tens sofrido, sei a tua pobreza e com tudo és rico! Estou ao corrente das calúnias dos que se dizem judeus, mas não o são; são antes uma congregação de Satanás. Não receies aquilo que virás a sofrer. O diabo vai lançar alguns de vocês na prisão para vos pôr à prova. Hão-de ser perseguidos durante dez dias. Sê fiel até à morte e eu te darei a coroa da vida. Quem pode ouvir, que ouça o que o Espírito está a dizer às igrejas. O que vencer não terá que sofrer a segunda morte. Apocalipse 2:8-11

Nesta carta dirigida a igreja em Esmirna não encontramos nenhuma repreensão, nem correção. Isto não significa que eram perfeitos, senão mas bem estavam cooperando com o Espírito Santo para continuar crescendo no conhecimento e a graça do Senhor.

Isso é algo que toda igreja local deve fazer, dedicar-se a crescer espiritualmente. Uma atitude como esta preparará a igreja para enfrentar a oposição que se levante contra ela. Em Esmirna estava a acontecer uma oposição contra a igreja por parte de gente religiosa, que são os primeiros a opor-se quando há crescimento espiritual.

Quando lemos acerca do ministério de Jesus, o encontramos sendo atacado por os fariseus e escribas, a casta sacerdotal, que não suportava os ensinos que Ele ministrava. Quando surgiu a igreja após sua ascensão aos céus, a comunidade dos santos sofreu o ataque dos religiosos e através da história aconteceu vez trás vez e continuará a acontecer até que Cristo voltar e estabelecer Seu Reino.

O Senhor Jesus começa a carta dizendo que passou pela morte, mas não ficou ali, voltou a vida. Se Jesus passou a prova, seus seguidores, seus verdadeiros discípulos também vencerão toda oposição que se levantar durante seu percurso por esta terra.

A calúnia é a arma que usam os religiosos, porque não suportam ouvir o verdadeiro evangelho, e como suas vidas são miseráveis espiritualmente e sua religião não tem força nem poder para transformar, descarregam contra os santos de Deus. Para Deus todos aqueles que se dizem religiosos ou cristãos, mas andam opondo-se a igreja de Cristo, com calúnias, difamações e mentiras, para Deus não passam duma congregação de Satanás, são aliados dele para atacar e intentar destruir a igreja de Cristo.

As portas do inferno não prevaleceram contra a igreja de Cristo!

O número dez em relação aos dias é uma figura de que as provas por mais fortes que sejam tem um certo tempo de vigência. Deus conhece-nos e sabe a capacidade de cada um de nós e das suas congregações locais e Ele permitirá que suportemos só o tempo que for necessário. Só espera de nós fidelidade, porque tem reservada uma coroa de vida para todos aqueles que perseverem fielmente no caminho de Cristo até o último dia da sua vida.

Quem vencer toda oposição, nunca sofrerá a segunda morte, a qual sofrerão aquelesj que rejeitaram ou rejeitem abertamente ao Senhor e que decidiram não  caminhar em Seus Caminhos.

pr. Carlos Arellano

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...