Jacó por força maior teve que fugir da casa dos pais para que seu irmão Esaú não o matasse. Antes de sair seu pai Isaque deu-lhe uma instrução, que se dirigisse a casa do tio Labão.
A partir do momento que Jacó saiu de casa, ficou pela sua conta. É muito bom quando estamos debaixo do cuidado dos nossos pais, praticamente toda a responsabilidade recai sobre eles e a nossa participação como filhos é mais leve, normalmente falando, porque infelizmente há muitos casos em que os filhos desde tenra idade saem a trabalhar para ajudar no sustento da casa e às vezes ficam sozinhos, órfãos.
No caso de Jacó, ele era mimado pela sua mãe e por isso sua inclinação a ser enganador, oportunista, o próprio nome Jacó significa usurpador, não teve escrúpulos em aldrabar a seu irmão Esaú.
Quando encontrava-se sozinho caminhando em direção da casa do tio, chegou a certo lugar, onde parou para descansar e preparou uma cama improvisada. Naquela noite teve um sonho, provocado por Deus, em que via uma escada, onde anjos subiam e desciam e lá no cimo estava Deus e Ele falou com Jacó.
Deus fez uma promessa incondicional a Jacó, que assim como esteve com Abraão e Isaque, estaria com ele e aquela terra em que se encontrava lha daria a ele e a sua descendência. Deus continuava mantendo sua palavra através dos tempos. Quando Jacó acordou no dia seguinte, estava atemorizado por aquilo que havia sonhado e entendeu que era mesmo um sonho de Deus e que aquele lugar era mesmo Casa de Deus e Portas do Céu, Bétel.
Há um momento na nossa vida em que Deus revela-se duma maneira tão clara e palpável, que não há dúvida nenhuma que é Ele. Não posso afirmar que todos passaremos por uma experiência similar a aquela que Jacó experimentou, porque Deus trata com cada um de maneira única e particular. O princípio da sabedoria é o temor de Deus e isso aconteceu na vida de Jacó, a partir de Bétel, começou algo em relação ao Deus de Abrão e Isaque, agora ele tinha sua própria experiência pessoal.
Deus quer uma relação pessoal com cada uma das suas criaturas, se bem certo Ele é Deus do seu povo, este é composto de pessoas. Tu terás uma experiencia pessoal com Deus, como eu terei a minha, a capacidade de Deus é ilimitada, infinita e Ele consegue relacionar-se com cada um de seus filhos e filhas, inclusive através da história, não há limite para Ele.
Aqui o importante é: Que reposta daremos a manifestação de Deus na nossa vida? Como responderemos? Aceitaremos seu convite para que tenhamos uma comunhão pessoal com Ele? Rejeitaremos seu convite, achando que não precisamos Dele?
Jacó começou em Bétel uma caminhada com Deus e Ele espera que a partir do momento que se revela a tua vida, possas começar também a caminhar com Ele. Depende de ti.
pr. Carlos Arellano