13/12/2016

OS LIVROS DA BÍBLIA: CANTARES DE SALOMÃO


O livro descreve o amor e casamento de Salomão (chamado, o amado) e uma jovem campesina (denominada, a Sulamita). Consiste totalmente de discursos, pronunciados principalmente pela Sulamita e Salomão.

Posto que trata-se de poesia oriental antiquíssima, difere basicamente da maneira que um escritor devoto da atualidade poderia presentar as mesmas ideias básicas.

Descreve a beleza do amor puro entre uma mulher e um homem, que se aprofunda numa devoção mutua e imperecedoira. A mensagem fundamental é a pureza e carácter sagrado do amor no matrimónio, uma mensagem necessária nos nossos dias de tantas promessas matrimoniais quebrantadas e divórcios fáceis.

Ao mesmo tempo, Cantares de Salomão lembra-nos que todo o que sustenta o amor puro humano é o maior e profundo de todos os amores, o amor de Deus, que sacrificou a Seu Filho para redimir aos pecadores, e o amor do Filho de Deus que sofreu e morreu por sua esposa, a igreja.

Cantares de Salomão não é alegoria, nem tipo, senão uma parábola do amor divino que constitui o fundo e a fonte de todo verdadeiro amor humano.

O título indica que o autor foi Salomão. Isto coincide bem com o conteúdo do livro, especialmente a descrição da natureza. Ninguém tem apresentado um caso convincente contra a paternidade literária de Salomão. Foi rei de Israel entre os anos 973-933 AC aproximadamente.

Jesus advertiu que nos últimos dias, as pessoas se casariam e se divorciariam e efetivamente está-se a assistir a isso e possivelmente já passaste por essa experiência.

Alguém disse que não basta só começar um projeto de vida, o importante é prosseguir até o dia que o Senhor nos chamar. Estar apaixonado é muito bonito, mas depois do casamento vem as responsabilidades e muitos não aceitam isso, e querem continuar vivendo como se fossem solteiros e aquele compromisso que fizeram no cartório ou no altar duma igreja é esquecido através dos tempos.

Para que funcione tem que haver a entrega de ambos e estar prontos a enfrentar os diversos embates que se levantaram ao longo do percurso e alguns desistem e abandonam o casamento sob qualquer pretexto, causando dor e sofrimento e o pior é quando há filhos pequenos, que no fim de contas são as vítimas do egoísmo dos pais.

Cantares de Salomão fala-nos de entrega entre um marido e sua esposa e nos faz pensar no amor de Deus para connosco, que deu a Seu Filho a favor nosso, para que tanto Deus como nós mantenhamos uma unidade e amor mutuo para todo sempre.

pr. Carlos Arellano

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...