10/01/2017

JACÓ III



Jacó continuou sua viagem e chegou a região de Harã onde encontrou a sua família por parte da mãe, os quais alegraram-se com ele e foi ali onde também Jacó apaixonou-se por Raquel, filha de Labão. Naquele então o casamento entre primos era comum.

Deus havia-se revelado a Jacó duma maneira especial e o próprio Jacó tinha feito um voto de compromisso. Jacó, como descendência de Abraão estava abrangido pelas promessas que Deus havia feito a ele. Jacó era parte do propósito divino.

Do momento que você aceitou a salvação em Cristo passou a ser parte desse propósito divino. Fazemos parte dessa descendência que procede de Abraão, não no sentido de sangue, senão no sentido espiritual. Quando Deus disse que Abraão seria bênção a todas as nações da terra, referia-se a todos aqueles que viriam a ser parte da família de Deus em Cristo Jesus.

Assim como Jacó prosseguiu seu caminho, já não sozinho com seus esquemas, senão aprendendo agora a depender de Deus, nós, agora em Cristo Jesus também temos nosso próprio percurso, no qual encontramo-nos e precisamos depender da orientação do Espírito Santo.

O Espírito Santo guiar-nos-á ao propósito de Deus, onde Ele nos quer para que façamos a sua vontade. No nosso caminho encontraremos todo tipo de pessoas, algumas serão de benefício para nós e outras serão de tropeço, querem tirar partido da nossa vida e recursos, como veremos noutra oportunidade em relação a Jacó.

O importante para nós como discípulos de Cristo é estar no centro da vontade de Deus, e isso só o descobriremos se passamos tempo com Ele a sós. Deus usará a nossos irmãos na fé, para ensinar-nos ou confirmar-nos aquilo que Ele está nos dizendo de maneira particular. Cada um dos filhos e filhas de Deus tem um propósito particular, se bem certo cooperaremos juntamente com outros, inclusive no mesmo ministério, mas cada um tem sua relação pessoal com Deus.

Deus lida com seu povo e nos conduz como seu rebanho, mas Ele conhece a cada um de nós de maneira particular e orienta nossa vida para que realizemos seu plano em nós e através de nós.
Jacó conseguiu chegar a Harã, uma terra onde passaria uma boa parte da sua vida. Deus também orienta-nos para que cada um de nós esteja no lugar onde Ele quer que estejamos, para que ali ou a partir dali possamos chegar a outras vidas com o poderoso evangelho.

Jacó na terra de Harã e especialmente na família da sua mãe tornou-se uma bênção para eles. Nós em Cristo quando estamos no lugar que Deus quer que estejamos somos uma bênção para todos aqueles que nos rodeiam.

pr. Carlos Arellano

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...