Jacó enganou a seu pai Isaque e a seu irmão Esaú sob orientação da sua mãe Rebeca. Jacó sabia o que estava a fazer e concordou com o engano.
No mundo vamos encontrar pessoas que sempre serão mais expertas que um, tanto no sentido positivo como negativo. Sempre haverá alguém que exercerá o mesmo ofício que desempenhas e será mais eficaz ou melhor preparado que tu. E se te consideras experto e que consegues enganar, aldrabar a outros, sempre haverá alguém mais experto, mais habilidoso que tu para o mal.
O tio de Jacó era um enganador e conseguiu dar-lhe a volta a Jacó, para aproveitar-se do seu trabalho e lucrar com ele. Jacó estava apaixonado por Raquel e prontificou-se a trabalhar durante sete anos para poder casar-se com ela. Quando chegou o dia do casamento, lhe foi entregue Leia a irmã mais velha, só Jacó reparou ao dia seguinte e reclamou a Labão, o qual justificou-se dizendo que na sua terra nunca se entregava a mais nova antes que a mais velha e obrigou a Jacó a trabalhar mais sete anos para ter a Raquel e Jacó concordou.
A preferência de Jacó era notória, seu amor era para com Raquel e não para Leia e no fim de contas ficou com duas mulheres e seu desinteresse pela Leia gerou conflito no lar.
Jacó nunca pensou que sofreria na sua pele o que ele havia provocado no seio da sua família. Labão era mais experto que Jacó e enganou-o, conseguindo que acaba-se trabalhando para ele, praticamente de graça durante esses catorze anos a troca das filhas, que naquela cultura era algo normal, como se trata-se de mercadoria.
Como é possível ser enganado dessa forma? Como na noite nupcial em vez da escolhida, dorme com outra? Talvez dirás como eu, isso é impossível, mas acontece.
Quando alguém mais experto que tu, quer enganar-te ou aldrabar-te, procurará a maneira de fazê-lo e muitos são enganados e despojados dos seus bens. O mundo está cheio de enganadores!
Existe um experto, que a Bíblia o chama de mentiroso, Satanás ou diabo, o qual anda enganando as pessoas, oferecendo-as uma aparente felicidade, mas na verdade é pura mentira, com o único intuito de afastar-te de Deus, dizendo-te que a felicidade está em fazer o que tu queiras, da maneira que tu queiras e que os mandamentos de Deus não são para ser considerados. Infelizmente muitos caem nesse engano e perdem eternamente sua salvação.
Jesus é a Verdade e faremos muito bem em unir-nos a Ele, porque Seu Espírito nos guiará a toda verdade e nos poupará de toda aldrabice que o inimigo e seus aliados pretendam fazer connosco.
Jacó manteve-se firme ao longo do tempo e foi aprendendo a confiar em Deus, o qual honrou-o e conseguiu enfrentar ao experto do tio e vencê-lo sem necessidade de enganar-lho.
Não precisamos usar da mentira!
pr. Carlos Arellano