15/02/2017

MANDAMENTOS RECÍPROCOS XIII


NÃO MINTAIS UNS AOS OUTROS

Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com seus feitos e vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou. COLOSSENSES 3:9-10

Acerca da mentira entendamos o seguinte: Nunca conseguiremos enganar a Deus ou contar-lhe uma mentira, porque Ele conhece nosso coração. Pode-se conseguir mentir a um irmão na fé, mas para que? No fim de contas se mentimos para outros, crentes ou não, estamos a enganar-nos a nós mesmos e cedo ou mais tarde será descoberta nossa mentira.

Se andamos mentindo, acabamos sendo uns grandessíssimos hipócritas.

O pai de toda mentira é o diabo e todos aqueles que vivem mentindo, tornam-se seus seguidores. Jesus mesmo chamou aos incrédulos, filhos do diabo, porque fazem as coisas que ele quer. Deus aborrece a mentira, porque o próprio Jesus apresentou-se como a Verdade. Se Jesus é a Verdade, porque viveremos mentindo.

Outro pensamento: Se como cristão queres viver uma mentira, mentindo aos outros, isto é, a teus irmãos na fé, então, para que frequentar a igreja? Se praticas a mentira em todo o tempo, então fica no mundo, assim ficas rodeado duma multidão de mentirosos. Os mentirosos nunca farão parte do Reino Eterno de Deus, a não ser que se arrependam e mudem de vida pelo poder transformador do Espírito Santo.

Na comunidade dos santos, não precisa-se mentir ou exagerar fatos para impressionar aos irmãos. Se concordamos que a hipocrisia não é do agrado de Deus, então para que mentir. O cristão nascido de novo deve falar sempre a verdade e não deixar que a mentira governe seu coração e boca, para que suas palavras sejam verdadeiras e sinceras.

Se Deus conhece nosso coração, então Ele sabe quando falamos verdade e quando falamos mentira. Não nos enganemos, Deus não se deixa escarnecer e todo o que se faz em oculto sai a luz.

Nem Deus, nem ninguém na igreja está a exigir que sejamos perfeitos e que tenhamos que aparentar que temos uma vida completamente vitoriosa, obrigando-nos a mentir quando algo não corre bem. Sejamos honestos, sinceros, transparentes quando falamos com nossos irmãos e irmãs em Cristo, Deus agrada-se, porque nos chamou a viver em verdade. Não esqueçamos que o Espírito de Verdade e que nos guia a toda verdade está dentro de nós, alinhemo-nos com Ele.

Não precisamos mentir aos nossos irmãos!


pr. Carlos Arellano

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...