25/04/2017

PROVISÃO DE ÁGUA PARA UM GRANDE EXÉRCITO


“Não tenho nada que ver contigo”, disse Eliseu para o rei Jorão de Israel, “vai ter com os falsos profetas do teu pai e da tua mãe!”

Mas o rei respondeu: “Não. Porque foi o Senhor que nos mandou até aqui, para sermos destruídos pelo rei de Moab!”

“Juro pelo Senhor Deus, que se não fosse a presença aqui do rei Jeosafá, de Judá, eu não me incomodaria um bocadinho sequer contigo,” retorquiu Eliseu. “Tragam-me então alguém que toque harpa.”

Quando a música começou a tocar, Eliseu recebeu a mensagem do Senhor: “Manda o Senhor que façam covas em todo este vale seco. Não hão-de ver nem vento, nem chuva; mas este vale encher-se-á de água nas covas, e poderão servir-se, tanto homens como animais!

Mas isto é só o começo da minha intervenção. O Senhor vos tornará vitoriosos sobre as tropas de Moab! Conquistarão o melhor das suas povoações, mesmo as que são fortificadas, e encherão de pedras todos os campos.”

Com efeito, no dia seguinte, por altura em que o sacrifício da manhã deveria ser oferecido, eis que apareceu água por toda a parte. 2 REIS 3:13-20

Quando Deus está comprometido com um determinado assunto conforme a Sua vontade, Ele providencia os recursos necessários. Não importa quanto tenha-mos ou não tenha-mos nada, o Senhor toma conta de tudo o que for necessário e é ai que surgem os milagres, recebendo toda a glória merecida.

Jorão era um rei mau e Jeosafá era um rei bom, mas faltava-lhe sabedoria e aliou-se com quem não devia, neste caso o rei de Israel. Jorão exigiu ante o profeta Eliseu, o qual não o tinha em consideração por causa da sua idolatria e viver de costas viradas a Deus, cometendo atos desonrosos.

Eliseu cheio do Espírito Santo entendeu que devia intervir e justificou sua intervenção como profeta por causa da presença de Jeosafá rei de Judá e Deus instruiu-o o que fazer e a vitória sobre o inimigo Moab realizou-se.

Há pessoas que fazem o que querem e agem conforme a seus interesses e quando encontram uma dificuldade exigem que Deus faça algo, porque no fim de contas frequentam uma congregação e como tal, Deus está na obrigação de intervir e reclamam ante o líder ou líderes que façam algo a seu favor.

Deus por causa do rei Jeosafá interveio através do ministério de Eliseu a favor de Israel. Há pessoas que não merecem nada de parte de Deus, mas como Deus é misericordioso e ama a todos e preocupa-se com todos aqueles que rodeiam a quem não merece, faz a sua intervenção, usando seus servos.

Havia um exército que morreria de sede e derrotado pelo inimigo, mas, Deus deu a vitória apesar de estar debaixo do reinado dum tirano.

Deus não atenta aos pedidos malcriados e arrogantes dum ímpio, mas ouve o pedido dum justo feito em humildade e dependência Dele.

pr. Carlos Arellano

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...