01/11/2017

DEUS SUSTENTA


A natureza e o ministério de Jesus estão expressas em Lucas 4:25-27, quando Jesus mesmo, diz isto: “Em verdade vos digo que muitas viúvas existiam em Israel nos dias de Elias, quando o céu se cerrou por três anos e seis meses, de sorte que em toda a terra houve grande fome;
E a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a Sarepta de Sidom, a uma mulher viúva.
E muitos leprosos havia em Israel no tempo do profeta Eliseu, e nenhum deles foi purificado, senão Naamã, o siro.”

É interessante que em Lucas 4:25-27 Jesus mencione esses dois episódios para articular a natureza da sua própria missão.

Nesta passagem bíblica, são feitas referências a dois profetas, Elias e Eliseu, os quais protagonizaram milagres maravilhosos operados por Deus, os quais marcaram para sempre os seus intérpretes, conforme vemos em 1Reis 17:15-16 e 24 e 2Reis 5:14-15

Os profetas podiam vir de qualquer das doze tribos de Israel. Já os sacerdotes somente podiam vir da tribo de Levi, com exceção para Melquisedeque e Cristo. 

Eliseu, que significa, Deus é Salvação, era filho de Safate, e foi discípulo e sucessor de Elias, tendo sido agraciado, a seu pedido com o dobro do Espírito de Elias e tendo simultaneamente Deus operado através de Eliseu, o dobro dos milagres que operou através de Elias.

Jesus comparou explicitamente seu ministério com o de Elias e Eliseu e isso deve ser um consolo para nós, saber que, quer sejamos a viúva de Sarepta, no caso de Elias, quer sejamos Naamã, no caso de Eliseu, Jesus se interessou particularmente por nós e por nós se deu em sacrifício vivo.

Deus cuida daqueles que chama para fazer a sua obra. O nosso sustento vem do Senhor.
Elias foi sustentado em tempos de crise, por aquele que não conhece crise, pois todas as coisas lhe pertencem:
[Salmo de Davi] Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam. (Sl 24:1)
Minha é a prata, meu é o ouro, diz o SENHOR dos Exércitos. (Ageu 2:8)
Deus sustenta
Vários milagres de Eliseu estavam relacionados com comida. Muitas pessoas com quem Eliseu se cruzou estavam passando dificuldades e não conseguiam sustentar-se sozinhos. 
Por meio de Eliseu, Deus providenciou o que cada um precisava: água, comida, sustento para pagar as dívidas... Deus não os abandonou na dificuldade.
Quantas vezes ficas acordado de noite perguntando: “será que vou ter sustento no futuro?” A ansiedade sobre o futuro tira a paz mas Deus está no controle. Confia em Deus! Ele vai sustentar-te, mesmo na dificuldade. Preocupa-te apenas em fazer a vontade de Deus e ele vai cuidar de ti (Mateus 6:31-34).

Deus importa-se com as coisas pequenas
Certa vez, Eliseu estava com alguns homens que estavam a cortar árvores para construir um lugar de reuniões. O ferro do machado de um dos homens soltou-se e caiu na água. O homem ficou preocupado porque o machado não era dele e agora tinha-o perdido. Então Eliseu fez o ferro do machado flutuar e o homem conseguiu-o recuperar (2 Reis 6:5-7).

Por vezes podes pensar que os teus problemas são muito pequenos para Deus. Eliseu fazia milagres diante de reis e exércitos; porque deveria preocupar-se com um machado? Mas Deus preocupa-se com cada detalhe da tua vida. Ele até conta todos os cabelos da tua cabeça! (Lucas 12:6-7) Podes levar tudo para Deus que Ele está sempre atento.

Deus é mais forte

O rei da Síria decidiu capturar Eliseu, porque ele estava frustrando os seus planos de conquistar Israel. O rei enviou o seu exército, que cercou a cidade onde Eliseu estava. Quando o servo de Eliseu viu o exército ele ficou com medo mas Eliseu orou e ele viu um exército espiritual ainda maior do seu lado! Eliseu orou outra vez e todo o exército inimigo ficou cego (2 Reis 6:16-18).

Quando te sentes rodeado(a) de problemas, sem forças para os vencer, lembra-te que Deus é mais forte. Nenhum problema é grande demais para Deus! Pede a Deus para abrir os teus olhos para a verdade. Ele tem a ajuda que tu precisas.

Deus te Abençoe 

Fernando Pinho

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...