09/03/2018

QUARTO SECRETO


Em relação a oração há várias formas de faze-lo: orar em grupo, aquilo que chama-se comumente reunião de oração num dia específico, também quando dois ou mais irmãos marcam propositadamente para orar por algum assunto, quando está-se a ministrar a Palavra ou aconselhamento e faz-se uma oração de acordo com a situação, problema, aflição ou doença. Outra maneira é orar na reunião pública onde a maioria dos irmãos estão juntos e intercedem todos unanimes, todos de maneira concordante. 

A oração que quero chamar tua atenção nesta oportunidade é sobre aquela que fazemos de maneira pessoal, sem testemunhas, sem ninguém por perto, só tu e Deus. 

Jesus ensinou que quando orássemos entremos no nosso quarto e fechemos a porta e Deus que nos vê em secreto recompensar-nos-á em público, noutras palavras, honrará nossa vida de oração, nossa busca pessoal Dele e dos assuntos do Seu reino. O local é relativo, pode ser teu dormitório, a sala, a cozinha, a marquise, etc. Pode ser feito de manhã, tarde, noite ou madrugada, ou importante é que o façamos com coração voluntário e não por obrigação, não é um assunto de rezar o mesmo sempre, senão mas bem conversar com Deus aquilo que está em teu coração. 

Porque o quarto de oração? Porque precisamos compartir com Deus aquilo que está dentro de nós. É claro que Deus sabe o que está dentro de nós e sabe o que vamos dizer antes de abrir nossa boca. O que devemos entender é que Deus quer que nos comuniquemos com Ele, que tomemos um tempo para passar com Ele a sós. 

O próprio Jesus, apartava-se de seus discípulos e retirava-se a um lugar específico para estar com o Pai. Ele compartiu que todas as coisas que Ele fazia eram por instrução do Pai. Isto mostra uma clara dependência de Jesus para com seu Pai celestial. Agora, se Jesus fazia isso, porque nós não o faremos ou negligenciaremos algo tão importantíssimo. 

Deus responde as orações do seu povo quando reúnem-se publicamente e intercedem por algum assunto específico. Mas, Deus quer ter um tempo particular contigo irmão, irmã, para tratar dos assuntos pessoais que dizem respeito de nós e que às vezes não devem ser tratados publicamente. Há coisas que Deus quer falar contigo pessoalmente. Não te esqueças que orar é conversar, falamos com Deus e Ele fala connosco por meio da sua Palavra. 

A oração e a Bíblia estão ligadas, quando oramos, falamos a Deus e quando Deus fala connosco usa sua Palavra, também pode ser uma impressão interna que o Espírito Santo põe no nosso espírito e entendemos que procede de Deus. 

Quando temos um quarto secreto onde desenvolvemos nossa vida de oração particular, Deus encarrega-se de confirmar o que é conversado através dos nossos irmãos, pregação e inclusive circunstâncias que confirmam a resposta de Deus e mostra-nos que estamos no caminho certo. 

Tens um quarto secreto?

pr. Carlos Arellano

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...