30/05/2018

OBEDIÊNCIA OU DESOBEDIÊNCIA


Deus agrada-se mais da obediência do que de sacrifícios (1 Samuel 15:22b - Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros) 

Vemos na Palavra Sagrada exemplos vários destas duas variantes. 

Olhe-se para o caso de Naamã. Ficou este homem, o importante capitão do exército da Síria, curado de lepra. 

Foi o rei de Israel que o curou? Foi o profeta Eliseu? Foi a água do Jordão, no qual teve de mergulhar sete vezes? 

Não, foi a obediência à palavra do profeta Eliseu. 

Mas Naamã não aceitou inicialmente de bom grado a receção de que foi alvo; Eliseu mandou o seu servo transmitir o recado: Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será curada e ficarás purificado, 2 Reis 5:10b. 

Naamã queria uma receção à altura do seu estatuto, idealizou até a forma como seria curado, 2 Reis 5:11, mas Deus não atua assim, segundo o que idealizamos, mas segundo a sua vontade e soberania. 

Aceitemos pois alegremente, a forma como Deus atua nas nossas vidas. 

Naamã ficou curado não só da lepra mas também da alma, pois reconheceu a partir daí, que não havia outro Deus senão em Israel, 2 Reis 5:15. 

Naamã foi transformado num novo e justo homem. 

Já o exemplo de Saul, o primeiro rei de Israel, é de lamentar. 

Tendo começado a sua missão como rei de Israel da melhor forma, foi um homem cheio do Espírito de Deus, profetizou até, mas não foi forte o suficiente para resistir aos apelos do mundo. 

Foi o profeta Samuel transmitir-lhe da parte do Senhor, a ordem de aniquilar totalmente aos amalequitas e Saul não refutou, recusou ou propôs alternativas, simplesmente foi, 1 Samuel 15:1-4. 

Mas durante a peleja, começou a desviar-se do que lhe tinha sido ordenado, 1 Samuel 15:9, E Saul e o povo pouparam a Agague, e ao melhor das ovelhas e das vacas, e as da segunda ordem, e aos cordeiros e ao melhor que havia, e não os quiseram destruir totalmente. 

Saul falhou como líder e não impediu o povo de desobedecer, trazendo despojo proibido e rejeitado por Deus para o meio da congregação. E depois ainda atribuiu as culpas para o povo, desculpando-se perante Samuel. 

Líder tem que ser forte, santo, justo, exemplo de obediência a Deus. 

Aquilo também que Deus rejeita e condena não pode estar no meio do seu povo para o contaminar. 

Saul e o povo fizeram o mesmo que reciclagem, pouparam o melhor e destruíram o que era desprezível. Mas as ordens não foram essas. Importava obedecer e não cobiçar ovelhas e vacas. 

Naamã, inicialmente indignou-se, mas acabou por obedecer, no entanto Saul, tendo obedecido inicialmente, desviou-se depois das diretrizes e não cumpriu com o que lhe tinha sido ordenado. 

Jesus alerta em Mateus 21:28-32, com uma parábola sobre um homem que tinha dois filhos, em que pedindo a um para ir trabalhar na sua vinha, este disse-lhe que não ia, mas arrependeu-se e foi. Já o segundo filho, disse ao pai que ia e não foi. Então o primeiro é que fez a sua vontade. 

Importa obedecer, podemos até sugerir alterações, dizer que não fazemos, ou que não vamos, mas se nos arrependermos destas decisões e acabarmos por fazer a vontade de Deus, entraremos no seu reino. 

Saul foi rejeitado a partir daqui, como rei de Israel, e foi decaindo sempre, acabando muito mal a sua vida. 

E tu como queres acabar a tua vida? Salvo, independentemente do que possas ter feito? Arrepende-te e faz a vontade de Deus.
Ob. Fernando Pinho

01/05/2018

TESTEMUNHO CRISTÃO


Ter testemunho cristão não é para todos 

E mesmo perante um bom testemunho cristão, nem todos crêem. 

O apóstolo Paulo tinha um bom testemunho, leia-se Atos 28:23, mas apesar disso nem todos criam, leia-se também Atos 28:24. 

Mas o que é testemunho cristão? É dar testemunho de Cristo, anunciar o seu Amor e Plano de Redenção. 

Mas para testemunhar de Cristo é preciso ter uma vida de comunhão e obediência a Ele. É preciso ser puro e genuíno naquilo que somos e transmitimos. 

Ter um bom testemunho demora algum tempo e muitas vezes não queremos esperar, vamos logo falar de Deus às pessoas, usando de toda a retórica possível, sem que os corações estejam preparados. 

Se olharmos para a parábola do Semeador, vimos que há vários locais onde a semente cai, mas somente a que cai em boa terra dá fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta. Mateus 13:8.

Então apesar de se ter bom testemunho, e é importante tê-lo, também é necessário que os corações estejam preparados para receber as Boas Novas. 

Tal não invalida a nossa participação em campanhas de evangelização, mas devemos sempre orar para que a Mensagem possa ser aceite por aqueles que dela necessitem, embora haja sempre quem a rejeite. 

Também nos preocupamos mais com a nossa imagem do que com o nosso testemunho. Imagem é superficial, aparente e frágil, aquilo que qualquer um pode ver, mas testemunho deve ser algo tão poderoso, que até alguém que esteja próximo de nós, deve sentir a presença de Deus. 

Não foi sem razão que a mulher Sunamita sentiu que Eliseu era um santo homem de Deus, 2 Reis 4:9. 

Testemunho origina fama, e Jesus, a determinado tempo do seu ministério, tinha uma fama de tal ordem, fruto dos milagres de cura que operava, que não podia ser escondida: Mateus 4:24, Mateus 14:1, Marcos 3:8, Lucas 4:37, Lucas 5:15, Lucas 7:17. 

Evidente que aqueles que corriam atrás de Jesus pretendiam benefícios de cura física, mas também muitos se entregavam a Deus e o Louvavam, ajudando a aumentar a fama de Jesus. 

Também fama tinha Pedro em Atos 5:15, pois transportavam os enfermos para as ruas e os depositavam em leitos e camilhas, para que ao menos a sombra de Pedro os cobrisse ao passar e os curasse. 

Da mesma forma, Paulo em Atos 19:11-12, fazia maravilhas sob o poder de Deus, de sorte que até os lenços e aventais de Paulo eram levados aos enfermos e eram curados. 

Testemunho é tão importante que, num casamento em que um dos conjugues se entrega a Deus, contribui assim para que a vida do casal e as dos seus filhos, possam ser santificadas. 

Paulo dá conselhos em 1 Coríntios 7:6-15. 

Não sendo o jugo desigual perfeito para a vida de um casal, se o descrente consente em viver desta forma, então não se apartem, diferente é se solteiro procura casar e escolhe logo à partida um jugo desigual e Paulo alerta também para estas situações em 2 Coríntios 6:14. 

Tenhamos então testemunho cristão, para podermos influenciar vidas a aceitar a Jesus Cristo como Senhor e Salvador. Pelo testemunho de Jesus, um ladrão crucificado com Ele, foi salvo, Lucas 23:41-43. 

Ob. Fernando Pinho

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...