Por Obreira Lurdes Pereira
Que levaria Jesus a dizer há 2000 anos atrás, a seara está madura, pronta para a ceifa? Jesus parecia querer dizer, o povo está pronto para me receber, porque na seara a sua última fase é a colheita.
Será que havia naquele tempo um crescimento espiritual em Israel? Os sacerdotes e fariseus estavam se arrependendo e voltando para Deus? Estavam aceitando a Jesus? O povo estava como uma seara madura e pronta? Não, nada disso. Jesus era zombado e rejeitado. E diz no evangelho de Mateus cap,9:36 “ E vendo a multidão,(Jesus) teve grande compaixão deles, porque andavam desgarrados e errantes como ovelhas que não têm pastor”.
Aquele povo era um povo errante, correndo de um lado para o outro, sem rumo porque não tinham pastor. Um povo que vivia em opressão e depressão como nos nossos dias.
Hoje também não vemos evidências que as nações se estão arrependendo. Hoje não vemos uma sociedade transformada para Deus. Não há uma busca por Jesus. No livro de Lucas lemos no cap.19:41” E quando ia chegando, vendo a cidade (Jerusalém) chorou sobre ela”. Jesus se entristeceu pela dureza de coração e pela cegueira espiritual.
Hoje, como há 2000 anos atrás, vemos uma geração em angústia, ansiosa, preocupada e em depressão. Ovelhas errantes sem pastor. As nações se atemorizando com desastres naturais. Muitas nações receando ameaças de terrorismo. Outras tantas se afundando em crises financeiras. O mundo está em tristeza e em angustia, correndo de um lado para o outro em busca de soluções e não encontram. Buscam soluções em todos os caminhos mas não encontram saída porque o único caminho com saída é Jesus e o mundo não o conhece.
Então qual é a colheita? Jesus não parece querer dizer “ O povo está pronto para me receber” Jesus está dizendo “O povo está pronto para me ouvir”.
Continua...