O Evangelista deve treinar os crentes para que eles desenvolvam o ministério da reconciliação – “Mas todas as coisas provêm de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Cristo, e nos confiou o ministério de reconciliação; pois que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões; e nos encarregou da palavra da reconciliação. De sorte que somos embaixadores por Cristo, como se Deus por nós vos exortasse. Rogamos-vos, pois, por Cristo que vos reconcilieis com Deus”. 2 Coríntios 5:18-20.
O que é o ministério de reconciliação? É o serviço de cada crente em restabelecer a paz entre o homem e Deus, levar às pessoas a salvação através de Jesus Cristo. Os santos têm que aprender não só que eles são salvos, mas que eles têm o ministério de reconciliação, que devem reconciliar o homem pecador com seu Criador.
O Evangelista traz uma revelação de Jesus como Salvador e inspira aos crentes a ganhar as almas, ele ministra, treina os santos, aperfeiçoa-os para a obra do ministério de reconciliação. O ministério de Evangelista é necessário para ajudar aos crentes, o Evangelista tem, assim como os outros quatro ministérios o oficio de construtor. Deus o estabeleceu na Igreja e ele é necessário na construção do templo.
A função especial do Evangelista, é criar relacionamentos, primeiro se faz um amigo, depois se faz um irmão – “Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz irmão”. Provérbios 17:17. Continua….
Evangelista Manuel António