DOM DE ENSINAR
Romanos 12:7 se é ensinar, haja dedicação ao ensino.
O dicionário indica que ensinar é transmitir conhecimentos e competências; doutrinar; instruir sobre; indicar.
Quem tem o Dom de Ensinar terá a capacidade de poder transmitir às verdades do evangelho de uma maneira fluida, espontânea, simple, sem que se torne algo tedioso ou difícil, pelo contrário lhe será algo natural.
Agora Jesus deu uma ordem a todos os que somos seus seguidores, ensinar aos novos discípulos a doutrina de Cristo.
Mateus 28:19-20 Portanto ide, ensinai todas as nações, baptizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Ensinando-as a guardar todas as coisas que vos tenho mandado, e eis que Eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém.
Isto é um dever que todos os cristãos devem assumir, ainda que não tenham o Dom de Mestre ou Dom de Ensinar. Também aos pastores, é-lhe pedido que um das suas características é que seja apto para ensinar.
1 Timóteo 3:2 apto para ensinar.
O Pastor deve ter um conhecimento da palavra de Deus e preparar-se para ensinar sistematicamente as escrituras, pondo de lado a negligência, e como alguns fazem, esperam o último minuto, improvisando, provocando uma salada de verdades mais algumas ideias pessoais, pensando que o trabalho já está feito.
Em Romanos 12:7 que tem que ver com o Dom de Ensinar, disse que deve ter dedicação, noutras palavras, deve haver um esforço em estudar a bíblia de uma maneira ordenada e sistemática, para que todo o conselho de Deus seja ensinado.
Onde se descobre este dom? Além do discipulado pessoal, onde é mais difícil avaliar, a não ser que seja a mesma, o encontramos naqueles (as) que tomam conta de grupos familiares, escolas dominicais, sejam crianças, jovens ou adultos, estudos bíblicos, etc.