APOCALIPSE 1
Apesar de todas as narrações terríveis que este livro revela, nós os que cremos em Cristo, devemos descansar em Deus. Este livro foi escrito, não para que tenhamos medo, senão para que conheçamos as coisas que há-de suceder.
Apocalipse 1.1 Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou e as notificou a João, seu servo.
O versículo 1 revela o autor deste livro, o Apóstolo João. O propósito de revelar este livro de Apocalipse é para revelar-nos o futuro da humanidade.
Deus Pai lhe revela ao Filho as coisas que vão suceder. Jesus não fazia o que queria, senão aquilo que o Pai lhe dizia para fazer.
Jesus veio ao mundo para submeter-se ao Pai e ensinar-nos que nós devemos submeter-nos ao pai e a Sua Vontade.
Jesus nada fez por se mesmo.
João 6:38 Porque eu desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.
Quando o Apóstolo João teve a visão, tinha 90 anos aproximadamente. O livro de Apocalipse foi escrito entre os anos 95 e 96 DC. O Apóstolo João estava preso por causa do evangelho.
Encontramos três propósitos do livro de Apocalipse:
1.Propósito imediato
Apocalipse 2:16 Arrepende-te, pois; quando não, em breve virei a ti e contra eles batalharei com a espada da minha boca.
Apocalipse 3:11 Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.
Apocalipse 22:7 Eis que presto venho. Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro.
Apocalipse 22:12 E eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo para dar a cada um segundo a sua obra.
Apocalipse 22:20 Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente, cedo venho. Amém! Ora, vem, Senhor Jesus!
Isto foi declarado 2011 anos atrás!
2.Propósito histórico
Deus quer que Jesus lhe conte a todas as gerações, a ordem sistemática das coisas que vão a suceder. Estamos a assistir a formação do cenário apocalíptico.
Isaías 44:6-8 Assim diz o Senhor, Rei de Israel e seu Redentor, o Senhor dos Exércitos: Eu sou o primeiro e eu sou o último, e fora de mim não há Deus.
E quem chamará como eu, e anunciará isso, e o porá em ordem perante mim, desde que ordenei um povo eterno? Este que anuncie as coisas futuras e as que ainda há-de vir.
Não vos assombreis, nem temais, porventura, desde então, não vo-lo fiz ouvir e não vo-lo anunciei’ Porque vós sois as minhas testemunhas. Há outro Deus além de mim? Não! Não há outra Rocha que eu conheça.
Jesus é o primeiro e o último, nós estamos no meio, não devemos temer, senão preparar-nos.
3. Propósito moral
O livro de Apocalipse mostra o resultado final, a vitória do Bem sobre o Mal. Parece actualmente que o Mal está a ganhar, mas a final já esta determinado, o Bem vencerá.
1 Tessalonicenses 5:4-9 Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele Dia vos surpreenda como um ladrão; porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas.
Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos e sejamos sóbrios.
Porque os que dormem dormem de noite, e os que se embebedam embebedam-se de noite.
Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor e tendo por capacete a esperança da salvação.
Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo.
Continua……