24/11/2012

UMA PALAVRA…


UMA PALAVRA…
Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem. Hebreus 12:15
As advertências de Deus por diferentes meios, mas fundamentando-se nos mandamentos Dele são para evitar que nos façamos dano. Quando desobedecemos ou não prestamos a atenção devida, terminamos desviando-nos daquilo que Deus quer para o nosso próprio bem e daqueles que nos rodeiam.
Este verso não só fala a um nível pessoal, se não que nos revela que há pessoas que estão ao nosso redor e que nossa conduta errada pode afetar-lhos.
Quando aceitamos a Cristo como Senhor e Salvador, Deus derrama sua Graça, que é o favor de parte Dele que começará a realizar uma obra de transformação em nós, capacitando-nos com a provisão divina que nos ajudará a ser cada vez mais parecidos com seu Filho Jesus Cristo e produzindo frutos que redundem para Glória de Deus.
Alguém disse que nós como cristãos somos como um canal, onde normalmente circula a água que vai abastecer uma vila ou cidade; se esse canal fica entupido, seja com pedras, lama ou qualquer objeto que impeça a livre circulação, não chegará a ninguém, ficará retida.
Outra coisa que pode acontecer é que nesse canal seja derramado lama ou algum líquido daninho e a água fique contaminada, causando alguma doença ou até morte mesmo.
Li alguma vez, que num determinado povo, começarão a adoecer e até morrer e não sabiam qual era a causa, até que um dia alguém decidiu ir a nascente do rio e descobriu um castor morto e seu corpo em descomposição estava a contaminar a água que tomavam e com a qual preparavam seus alimentos.
Há fatores que podem magoar-nos, ofender-nos como cristãos? Sim. Mas a Bíblia nos recomenda perdoar as ofensas que nos são feitas, que não guardemos rancor, ressentimento e coisas pelo estilo dentro de nosso coração, porque será como um castor morto dentro de nós.
Cedo ou mais tarde provocaremos doenças espirituais e até morte espiritual naqueles que nos rodeiam, não esqueçamos de que com nosso testemunho bom seremos bênção e com nosso mau testemunho ou diria mau espírito pode se tornar maldição, ser tropeço a outros.
Um dia uma missionária me disse que estava ressentida comigo, já dois anos, não entendi qual foi a razão, não soube definir-lha; eu fique pensando, como é possível ser pregador(a) e estar ressentido, amargurado dentro de um mesmo, é um canal entupido, obstruído.
Deus usa canais limpos, santos, puros, não contaminados; isto nos mostra de que pode haver cristãos contaminados, com raiva, falta de perdão, ressentidos, magoados, etc. E continuam vivendo uma aparente vida cristã por fora, mas o único que estão a fazer é ser um elemento de contaminação, porque seu espírito sairá para fora, é algo inevitável, alias a Bíblia disse que da abundância do coração fala a boca.
O salmista pedia a Deus que o examinasse, que visse lá no fundo do coração se havia algo estranho e nós devemos pedir a Deus o mesmo, porque o coração do homem é enganoso, podemos iludirmos e pensar que porque oramos, lemos a Bíblia e vamos a igreja, tudo está bem e que esse ressentimento, amargura, a culpa é daquele que o provocou.
Pai perdoa-lhes porque não sabem o que fazem! Ainda que alguém nos ofendeu, perdoemos, não deixemos nenhuma raiz de amargura assentar-se no nosso coração, porque se fazemos isso, terminaremos doentes e aqueles que estão perto de nós também.

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...