31/12/2012

O MESTRE REVOLUCIONÁRIO



Revolucionário é aquele que protesta contra um determinado sistema e Jesus foi o maior revolucionário de todos os tempos.
Foi uma das mais intrigantes e questionadas figuras, porque para além de ter mudado toda uma era, hoje continua a ser a única figura em volta da qual os maiores historiadores, cientistas e estudiosos se debruçam fazendo milhares de pesquisas e debates.
Jesus foi manso e humilde, Jesus foi sensível, Jesus chorou, Jesus foi um homem que por amor deu sua vida. No entanto, foi também um homem que usou de autoridade e firmeza quando os homens usaram de hipocrisia, injustiça e abuso de poder. Jesus sempre tomou a atitude certa no momento certo.
A sua atitude como revolucionário, ou (para os que acham este título forte) atitude de revolta, nada teve a ver como personalidade política contra o governo Romano e suas leis civis. Jesus sempre foi um cumpridor das leis vigentes do seu tempo. Ele mesmo afirmou perante Pilatos (João:36) “O meu reino não é deste mundo”.
A sua atitude revolucionária (de revolta) se insurgiu, isso sim, contra os líderes religiosos, pessoas importantes daquela época e que aparentavam no exterior aquilo que não eram no interior. Jesus os enfrentou, não se intimidando ao dizer-lhes “Ai de vós escribas e fariseus, hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora se mostram belos mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia!”. (Mateus 23)
A sua hipocrisia o incomodava demais.
Ainda outra vez, Jesus se perturbou de tal forma que tomou uma atitude violenta e agitou todos aqueles que usavam o Templo de Deus, como espaço para fins comerciais, explorando e extorquindo o povo. Ele os expulsou sem condescendência e com autoridade.
Se hoje Jesus voltasse às nossas Igrejas não encontraria hipocrisia? Não encontraria pessoas religiosas, associando-se a cerimónias ou rituais dito sagrados, apenas porque é costume fazer-se ou por vaidade? Não encontraria espaços chamados Igreja, Casa de Oração ou Templo do Senhor”, a serem usados para "shows " de cantores, "shows " de pregadores famosos que pregam o agradável aos ouvidos dos mais incautos, espetáculos de danças e coreografias, cultos disto, celebrações daquilo, e festas em honra de tudo e mais qualquer coisa? Onde está a pregação genuína do Evangelho de Cristo? O que fazia Jesus, o que fizeram os seus discípulos, o que fez Paulo e o que fizeram outros tantos homens nos primeiros tempos do cristianismo? Tudo o que se faz em nome de Deus precisa ser feito conforme a Sua vontade, portanto, de acordo com o que está escrito nas Sagradas Escrituras e não conforme as leis dos homens, suas vontades e seus pareceres.
São hipócritas porque suas atitudes não estão isentas de mentiras ao mostrarem uma santidade fingida nas ditas cerimónias e rituais, mas no seu dia-a-dia se reflete o ódio, a ganância, as contendas, o orgulho, a falta de perdão, etc. Assim eram aqueles religiosos do tempo de Jesus. Situações de abuso por parte dos homens em relação às coisas de Deus, não podem ser mudadas com atitudes doces ou brandas. Infelizmente hoje há falta de homens e mulheres revolucionárias, incapazes de dizer a verdade, abstendo-se de mostrar revolta contra o errado, porque isso lhes trazem dissabores e impopularidade.
Saibamos cada um de nós ser humilde diante de Deus e arrojado perante aqueles que O ofendem.

Pastora Lurdes Pereira


29/12/2012

FELIZ ANO 2013



Porque não me esqueci dos planos que fiz a vosso respeito, planos de bem e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança. Nesses dias, quando orarem a mim, eu vos oirei. Encontrar-me-ão quando me buscarem de todo o vosso coração, com toda a diligência. Jeremias 29:11-13
Quero primeiramente desejar-te um feliz ano para o 2013!
O outro dia me enviaram este verso e tocou-me, porque são palavras estimulantes no meio de tanta notícia angustiante, incerta, triste que ouvimos todos os dias.
Precisamos entender o contexto em que foram profetizadas, para não cair no erro de só escolher uma palavra simpática, agradável aos ouvidos e não paramos nestes últimos dias de 2012 para refletir como estamos.
Israel estava no cativeiro por culpa deles e Deus envia uma palavra de esperança e alento para eles pelo profeta Jeremias. Deus promete que os planos desenhados para seu povo se cumpririam e seriam tempos bons, de desenvolvimento.
Também promete que quando orarem a Deus, Ele ouviria e também o encontrariam, havendo uma perfeita comunhão entre Deus e seu povo.
Pode ser que neste fim de ano há coisas que não funcionaram, deram para torto, não tiveste vitória ainda e parece que no 2013 a coisa vai continuar igual.
O desafio é parar, refletir e tomar decisões que sejam de acordo ao propósito de Deus para tua vida, fazer sua perfeita vontade está acima de todo, alinhemos com Ele e seus planos, que são bons para nós.
Não estou a prometer nada fácil, teremos que continuar batalhando a batalha da fé, enfrentando as dificuldades e as oposições que sempre se levantam, mas a promessa está diante de ti.
Deus sempre terá coisas boas e melhores que aquilo que nos consigamos na nossa força ou capricho.
UM BOM ANO PARA TI E OS TEUS!

28/12/2012

Apocalipse 84



Apocalipse 19:4-8

E os vinte e quatro anciãos e os quatro seres prostraram-se e adoraram a Deus, assentado no trono, dizendo: Amém! Aleluia!

E saiu uma voz do trono, que dizia: Louvai o nosso Deus, vós, todos os seus servos, e vós que o temeis, tanto pequenos como grandes.

E ouvi como que a voz de uma grande multidão, e como que a voz de grandes trovões, que dizia: Aleluia! Pois já o Senhor, Deus Todo-poderoso, reina.

Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória, porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou.

E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos.

O matrimónio é a representação mas parecida com a relação de Deus com a sua Igreja.

Em Apocalipse 19:4 os vinte e quatro anciãos não são a igreja. Aparecem juntamente a eles os quatro seres que se prostram ante Deus, para louvar-lho, dizendo: Amem! Aleluia!

Em Apocalipse 19:5-6 não pode haver louvor a Deus de parte de alguém, senão houver temor de Deus. O temor de Deus é a consciência contínua de que Deus nos observa e que nos vá a pagar conforme ao que pensemos ou façamos.

Estou consciente de que não posso fazer nada a escondidas. É necessário ser puro de coração.

A razão de todo este louvor é porque Deus é Todo-poderoso, o que significa que controla todas as coisas, que tem poder sobre todas as coisas que existem. Todo-poderoso aparece dez vezes no Novo Testamento e nove vezes no Apocalipse.

No meio do mundo maligno, Deus continuará sendo o Todo-poderoso.

Daniel 7:13-14

Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizeram chegar ante ele.

E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio eterno, que não passará, e o seu reino, o único que não será destruído.

2 Crônicas 20:6

E disse: Ah! Senhor, Deus de nossos pais, porventura, não é tu Deus nos céus? Pois tu és dominador sobre todos os reinos das gentes, e na tua mão há força e poder, e não há quem te possa resistir.

Esta é a imagem que Deus quer que tenhamos Dele.

Em Apocalipse 19:7 regozijo e alegria é no meio da tribulação. Nosso caminhar não deve decair, devemos manter-nos firmes, porque sabemos nosso fim glorioso.

Bodas significam uma festa com comida e bebida. Numa boda normalmente o centro da atenção está na noiva. Mas nesta será o noivo.

Isaías 54:5-8

Porque o teu Criador é o teu marido; Senhor dos Exércitos é o seu nome; e o Santo de Israel é o teu Redentor; ele será chamado o Deus de toda a terra.

Porque o Senhor te chamou como a uma mulher desamparada e triste de espírito; como a uma mulher da mocidade, que é desprezada, diz o teu Deus.

Por um pequeno momento, te deixei, mas com grande misericórdia te recolherei; em grande ira, escondi a face de ti por um momento; mas com benignidade eterna me compadecerei de ti, diz o Senhor, o teu Redentor.

Jeremias 3:6-8

Disse mais o Senhor nos dias do rei Josias: Viste o que fez a rebelde Israel? Ela foi-se a todo monte alto e debaixo de toda árvore verde e ali andou prostituindo-se.

E eu disse, depois que fez tudo isto: Volta para mim; mas não voltou. E viu isso a sua aleivosa irmã Judá.

E, quando por causa de tudo isso, por ter cometido adultério, a rebelde Israel despedi e lhe dei o seu libelo de divórcio, vi que a aleivosa Judá, sua irmã, não temeu; mas foi-se e também ela mesma se prostituiu.

Quando Israel se ia trás outros deuses e não de Deus é chamada de prostituição, de adultério espiritual.

Jeremias 3:20

Deveras, como a mulher se aparta aleivosamente do seu companheiro, assim aleivosamente te houveste comigo, ó casa de Israel, diz o Senhor.

Oseias 2:19-20

E desposar-te-ei comigo para sempre; desposar-te-ei comigo em justiça, e em juízo, e em benignidade, e em misericórdias.

E desposar-te-ei comigo em fidelidade, e conhecerás o Senhor.

Israel não há sido rejeitado completamente. Romanos, capítulos 9, 10 e 11 falam da restauração de Israel.

Leia Mateus 22:1-11é uma parábola acerca das bodas do Cordeiro.

Efésios 5:25-27

Vós maridos, amai vossa mulher como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.

27/12/2012

Salmos 143:1-12



Salmos 143:1-12
Ó Senhor, ouve a minha oração! Inclina os ouvidos às minhas súplicas; escuta-me segundo a tua verdade e segundo a tua justiça e não entres em juízo com o teu servo, porque à tua vista não se achará justo nenhum vivente.
Pois o inimigo perseguiu a minha alma; abateu-me até ao chão; fez-me habitar na escuridão, como aqueles que morreram há muito. Pelo que o meu espírito se angustia em mim; e o meu coração em mim está desolado.
Lembro-me dos dias antigos; considero todos os teus feitos; medito na obra das tuas mãos. Estendo para ti as minhas mãos; a minha alma tem sede de ti como terra sedenta.
Ouve-me depressa, ó Senhor! O meu espírito desfalece; não escondas de mim a tua face, para que eu não seja semelhante aos que descem à cova. Faze-me ouvir a tua benignidade pela manhã, pois em ti confio; faze-me saber o caminho que devo seguir, porque a ti levanto a minha alma.
Livra-me, ó Senhor, dos meus inimigos; porque em ti é que eu me refugio. Ensina-me a fazer a tua vontade, pois és o meu Deus; guie-me o teu bom Espírito por terra plana.
Vivifica-me, ó Senhor, por amor do teu nome; por amor da tua justiça, tira a minha alma da angústia. E, por tua misericórdia, desarraiga os meus inimigos e destrói a todos os que angustiam a minha alma, pois sou teu servo.
O salmista meditava nos fatos portentosos que o Senhor tinha feito anteriormente com ele e com seu povo.
Nos momentos difíceis que possas estar atravessando, lembra-te daquelas situações onde o Senhor já interveio na tua vida e te livrou.
Esse mesmo Deus que te livrou no passado é o mesmo Deus que te livrará hoje e amanhã.
Pensa nisto.

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...