01/12/2012

UMA PALAVRA…



UMA PALAVRA…
Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei. Hebreus 13:5
Duas palavras que seria bom poder entender-lhas no seu significado. Costume significa modo de proceder habitual; hábito. E a outra é avareza que significa alguém que se preocupa excessivamente a adquirir e acumular dinheiro ou coisas.
Isto quer dizer que pode haver pessoas e há, que tem por costume acumular coisas, bens para si, não somente para satisfazer a sua necessidade, se não, estar acumulando em demasia e como é hábito, dedica cada dia a atenção a isso.
A Bíblia é um livro de equilíbrio, ela vai nos revelar o pensamento de Deus acerca daquilo que é melhor para nossa vida, aliás devemos ler-lha na sua totalidade, de Génesis até Apocalipse para que tenhamos uma interpretação correta e balanceada.
Se a maioria dos pregadores nos dizem de que Deus quer que tenhas tudo e quer que sejas rico, próspero e exitoso. Não será que temos na igreja do século XXI uma geração de avaros, que só estão acumulando coisas e acodem diariamente a exigir a Deus o cumprimento de todas as suas promessas?
Se lembram a passagem em que Israel no deserto, não satisfeito com o maná que Deus enviava cada dia, exigiram de Moisés carne e Deus enviou a fartura e muitos morreram pela sua avareza. A carne no deserto, sem sal, nem arca frigorífica, era algo inútil, puro capricho.
Precisamos ter um espírito humilde para criar um hábito de contentar-nos com aquilo que Deus na sua provisão diária nos abençoa. Vai existir alguns irmãos que vão a ter mais que outros, mas o desejo de Deus é que compartam com aqueles que tem menos.
Eu posso ser um crente de escassos recursos e ser um avaro, que só penso em mim e procuro acumular o mais que posso para mim.
Não é plano de Deus que toda sua igreja seja rica, porque a Bíblia ensina que a raiz de muitos males é o amor ao dinheiro. Não todos os crentes sabem lidar com muito dinheiro e muitos não sabem como aplicar-lho para o serviço de Deus, procurando beneficiar a outros.
Deus é o nosso provedor, todas as coisas provem Dele, como cristãos aceitamos isto como um fato. Como Pai para nós, Ele sabe o que é necessário para o sustento de nossa casa e dará a cada um aquilo que permitirá o sustento e o cumprimento das nossas obrigações.
Uma coisa é verdade, você e eu não levamos nada daqui, tudo aquilo que foi acumulado de maneira egoísta e avara; ao final viveremos como o homem da parábola, enchendo nossos celeiros; porque alguém que mal interpretou a Bíblia nos disse que Deus nos quer riquíssimos e famosíssimos e que essa foi a razão pela qual Cristo se fez pobre para nos poder ficar ricos.
Isso é insultar e denegrir o evangelho do Senhor Jesus Cristo, é rebaixar-lho a um mero interesse materialista e que não produze salvação eterna, só uma satisfação material, terrena e passageira.
Contentando-te com o que tendes; é assim como te sentes? Estás contente com a casa? Carro? Roupa? Comida? Etc.
Ou vives numa constante insatisfação material? Faz uma análise do teu coração: Estás contento com aquilo que Deus está a prover para teu sustento ou nada daquilo que Ele provê te alegra?
Não venha a acontecer-te o mesmo que os israelitas no deserto, que insistiram tanto, que Deus lhe deu tudo o que queriam e terminaram morrendo; talvez não morras, mas para Deus tua avareza já te matou.

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...