Todo cristão, seja que esteja envolvido no ministério ou não, já declarou esta frase. A verdade é que algumas vezes Deus falou e outras vezes foi só pura imaginação da nossa cabeça.
Não é fácil distinguir a voz de Deus, mesmo aqueles que já andam muitos anos com Ele, equivocam-se ou confundem-se. Estou a falar de cristãos bem-intencionados, que procuram ouvir a voz de Deus para realizar seus propósitos e não só, para aprender sua Palavra, seus Mandamentos e para manter viva uma relação com Ele.
Deus sabe que a nossa mente e coração podem pregar-nos partidas e levar-nos a pensar ou sentir que Ele falou connosco. Deus quer falar connosco, Ele quer ter uma comunicação com cada um de seus filhos e filhas; e nos dias de hoje Ele continua falando.
Não pretendo determinar aqui ou dizer-te como Deus vá falar contigo, porque todos somos diferentes, vivemos em contextos diferentes, culturas diferentes, idiomas diferentes, níveis espirituais diferentes, assim que é impossível definir uma só e única maneira Dele falar contigo.
Jesus disse que era necessário voltar para o Pai, mas que não nos deixaria órfãos, seria enviado o Consolador, o Espírito Santo que estaria com cada crente, em qualquer parte do mundo e a qualquer hora. O Espírito Santo se encarregaria de guiar a todo cristão a toda verdade, usando a Palavra de Deus, usando os ministérios e utilizando os meios que Ele achar mais conveniente para que o crente entenda e distinga a voz de Deus e o que Ele deseja comunicar-lhe.
O apóstolo Paulo falando do Espirito Santo ensina de que Ele dá testemunho a nosso espírito que somos filhos de Deus. É uma certeza da Presença Divina em nossas vidas, em nosso interior, que nos leva a viver não com dúvidas, mas bem, com certezas da obra de Deus em nós e através de nós.
Deus fala contigo e comigo, mas para que não nos enganemos ou imaginemos coisas que Ele não falou, deixou-nos ajudas: o Espírito Santo que testifica a nosso espírito, que é Deus mesmo, a Sagrada Escritura que é um testemunho escrito daquilo que Deus estabeleceu como suas leis e mandamentos, Ele nunca falará nada que contradiga Sua Palavra. Deus também usará os diversos dons de ministério e não só, também os irmãos na fé para falar connosco e transmitir Sua Palavra. Por último se Deus falou contigo, então acontecerá.