26/02/2015

MARKETING RELIGIOSO

Hoje os especialistas de marketing desenvolvem um sem fim de maneiras para vender-nos o produto que promovem ou para o qual estão a trabalhar; a minha filha trabalha nessa área e vá compartindo comigo aquilo que faz.

Tudo bem, a maioria da sociedade está debaixo dum sistema consumista e cabe a cada um se quer comprar ou não o produto que é oferecido. Porque pode-se ser bombardeado com muita publicidade, mas não quer dizer que estejamos obrigados a adquirir tudo e mais alguma coisa.

Agora, esse sistema também invadiu a igreja de Cristo, porque infelizmente em muitos lugares a Bíblia tem sido posta de lado, porque alguns pensam que seus ensinamentos já não acompanham os tempos que vivemos e se tem introduzido técnicas, métodos, produtos, etc. Isto com o único intuito de querer apresentar algo ou alguém (que não é Deus, mas se usa o Nome Dele) como a fórmula que fará que sejas realizado, feliz e completo na tua vida cristã.

Já participei de seminários, treinamentos para pastores, onde especialistas em evangelismo, crescimento numérico de igreja, organização de eventos, transmitem a ideia que se aplicamos seus conceitos obteremos resultados fantásticos como nunca vimos na vida. O interessante é que a maioria não lhe resulta, porque Deus não está nesse negócio de vender formulas.

Uma vez assisti por áudio a um perito entre aspas, que era pastor duma igreja de 15,000 membros e chamou a toda a assembleia, a maioria composta de pastores com congregações pequenas ou medianas de escassos de visão, porque da maneira que estavam a levar a igreja, nunca atingiriam a dimensão que ele alcançou; queria vender sua fórmula, como ele conseguiu.

O marketing religioso funciona assim dentro do contexto cristão, aparece um iluminado que teve algum resultado nalguma área, imediatamente escreve um livro, faz apostilas, grava DVD ou CD e te quer vender por x dinheiro dito pacote, porque se tu o aplicas em teu contexto verás o mesmo resultado ou maior; honestamente já cai nessa, mas temos que aprender com nossos erros.

Não te iludas, nem te emociones com o marketing religioso. Deus não usa de marketing, Ele deu uma ordem “Ide e pregai” o resultado deixa-o nas mãos Dele.

Se Deus te dá uma determinada estratégia como resultado da tua busca e comunhão com Ele, aplica-a, mas não a empacotes e trates de vender a teus colegas, se não estarás a fazer marketing religioso.

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...